Mercedes-AMG C 43 | Tecnologia da F-1 empurra supermáquina alemã
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

A nova Mercedes-AMG C 43, anunciada pela fabricante alemã nas versões sedan e station wagon, tem sob o capô tecnologias utilizadas por ninguém menos que Lewis Hamilton, piloto da Mercedes-AMG Petronas na Fórmula 1.
- Mercedes-Benz Vision EQXX | Conheça o carro elétrico com autonomia de 1.000km
- Quanto custa um carro de Fórmula 1?
Segundo a fabricante, a tecnologia está presente no motor 2.0 de 4 cilindros com turbocompressor elétrico de 48 volts, que anteriormente só havia sido utilizado no Mercedes-AMG SL 43.
Assim, o propulsor do AMG C 43 combina tecnologias inovadoras com alto desempenho, garantindo uma resposta imediata espontânea em toda a faixa de rotação.
“O sistema inovador é um derivado direto da tecnologia que a equipe Mercedes-AMG Petronas F1 vem usando com tanto sucesso na categoria rainha do automobilismo por muitos anos. Isso leva a uma experiência de condução ainda mais dinâmica, ao mesmo tempo em que aumenta a eficiência”, explica a marca.
Segundo Philipp Schiemer, presidente do conselho de administração da Mercedes‑AMG, a tração padrão nas quatro rodas, a direção ativa do eixo traseiro e a transmissão de troca rápida também ajudam a melhorar a condução, “que é a marca registrada da AMG".
Mercedes-AMG C 43 leva emoção das pistas às ruas
Além da tecnologia herdada da Fórmula 1, os novos modelos da Mercedes-AMG C 43 têm, em ambas as versões anunciadas, potência e desempenho de sobra, suficientes para ativar o “piloto de F-1” que você sempre sonhou se tornar.
O sedan, por exemplo, entrega 407 cavalos de potência, com torque de 51,07 kgf/m. Os números ficam ainda mais impressionantes quando o sistema elétrico presente no conjunto híbrido-leve libera os 13 cavalos extras, atingindo 420 cv no total.
O câmbio automático é de 9 marchas e a tração é integral 4Matic. As configurações permitem que o sedan alcance a velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h e saia do zero aos 100 km/h em apenas 4,6 segundos.
A variante station wagon apresenta a mesma configuração, mas, por ser um pouco mais pesada, acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Ambos os modelos contam com rodas de 18 polegadas (que podem ser de 19 ou 20, como opcionais), sistema de infotenimento de última geração e, claro, muito conforto.
Preço e disponibilidade
A marca alemã ainda não divulgou quais serão os preços da nova linha Mercedes-AMG C 43, mas a expectativa é de que ela seja oficialmente disponibilizada nos Estados Unidos no último trimestre de 2022. O lançamento no Brasil, portanto, deve ocorrer apenas em 2023.
Fonte: Mercedes-Benz