Marca de aspiradores de pó copia Bugatti e apresenta versão chinesa do Chiron
Por Lucas Parente |

As fabricantes chinesas ficaram conhecidas por muito tempo por criarem cópias descaradas de modelos de marcas tradicionais. Porém, com a evolução do mercado automotivo na China, essa prática deixou de ser comum há bastante tempo. Ainda assim, há exceções — e, neste caso, de forma bem específica.
- Ram abandona projeto de picape elétrica para focar apenas em tecnologia híbrida
- Versão mais barata da Tesla Cybertruck sai de linha e escancara fracasso
A Dreame Technology, gigante chinesa do setor de eletrodomésticos inteligentes, focada principalmente em aspiradores de pó, quer seguir os passos de empresas conterrâneas como Huawei e Xiaomi e “tentar a sorte” no ramo automotivo.
As primeiras imagens de seu conceito foram divulgadas pelo fundador da marca, Yu Hao, nas redes sociais chinesas. O que chamou atenção, porém, foi um detalhe curioso: a clara semelhança entre o carro da Dreame e o icônico Bugatti Chiron.
As semelhanças são evidentes em diversos elementos do modelo, como o nariz agressivo, a carroceria cupê tradicional e praticamente todas as linhas. Até o desenho das rodas lembra o supercarro francês.
A cabine, por outro lado, segue a tendência chinesa em relação à tecnologia. Com muitos elementos futuristas, o protótipo da Dreame apresenta uma tela inteiriça no painel, superfícies minimalistas e poucos comandos físicos — parece ter saído diretamente de um filme de ficção científica.
“Chiron chinês" e elétrico
Diferentemente do tradicional Bugatti Chiron, equipado com motor W16 quadriturbo de 1.479 cv, o modelo chinês deve adotar um trem de força totalmente elétrico, cujas especificações ainda não foram reveladas.
Apesar disso, as promessas são ousadas: segundo a Dreame, seu primeiro carro terá desempenho superior ao de modelos da Koenigsegg e até mesmo ao do próprio Chiron.
Possível data de estreia
Ainda sem nome oficial, o primeiro carro da Dreame pode ser lançado em 2027, caso o cronograma da marca seja mantido.
A primeira aparição física do chamado “Chiron chinês” deve ocorrer já em janeiro de 2026, durante o Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, Estados Unidos.
A empresa também avalia locais para instalar sua primeira fábrica de veículos. Um dos pontos considerados fica em Berlim (Alemanha), próximo a uma unidade de produção da Tesla.
Leia também:
- Novos elétricos da VW abandonam visual futurista e ganham mais "cara de carro"
-
"Armadilha" nos carregadores de carros elétricos pode acabar com seu dinheiro