Marca chinesa que fracassou no Brasil volta a vender carros no país
Por Paulo Amaral |

A Neta Auto, fabricante de carros chinesa que veio ao Brasil disposta a encarar a BYD, mas, após uma série de problemas em sua terra natal, fracassou e foi embora sem muito alarde, resolveu voltar ao país.
- Preview Neta X | Como anda o novo SUV médio elétrico chinês?
- "Musk brasileiro" cai na real após fiasco, muda discurso e pede ajuda à China
Embora tenha enfrentado acusações de “calote” na China, com direito à greve dos funcionários e até abertura do processo de falência, a marca quer escrever um novo capítulo no mercado verde-amarelo.
O site oficial da montadora no Brasil, que havia sido desativado, está funcionando novamente. O motivo? A Neta conseguiu liberar um lote de veículos que estava retido no porto por desacordo comercial e colocou os carros à venda.
Ao acessar a página da Neta (www.netaauto.com.br), é possível encontrar dois dos três modelos anunciados para o Brasil (Aya e X) disponíveis para compra. Apenas o esportivo do portfólio, Neta GT, não oferece essa opção.
Onde comprar os carros da Neta?
O site oficial da montadora chinesa que se despediu do Brasil mas, agora, aparentemente está de volta, disponibiliza também a seção “onde comprar” para os dois modelos mais simples do line-up, o Aya e o X.
Ao clicar sobre a aba em qualquer um deles, é possível verificar que a marca oferece a possibilidade de realizar a compra somente em três estados do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas. As cidades disponíveis são apenas as respectivas capitais — São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus.
Em entrevista ao Autoesporte, a marca confirmou que retomou as atividades, mesmo de forma discreta, e que pretende lançar um carro inédito no mercado nacional em 2026: o Neta L, SUV que chegará para disputar espaço com o BYD Song Pro.
Leia mais:
- Quais estados terão isenção total de IPVA para carros elétricos e híbridos?
- MG Motor define onde fará seus carros elétricos no Brasil
Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!
Fonte: Autoesporte