Maior carro do mundo é restaurado e fica ainda maior; confira
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

Lembram da história da versão (muito) esticada do Cadillac Fleetwood Eldorado Convertible, que entrou para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, como o maior carro do mundo com seus 30,5 metros de comprimento? Pois bem: ele está ainda maior. Só um pouquinho, é verdade. Mas maior.
- Os 10 carros mais raros do mundo
- Cadillac Escalade 2022: Conheça o carro que Cristiano Ronaldo ganhou de presente
O próprio Livro dos Recordes contou a nova página da história do carrão (literalmente) construído pelo colecionador Jay Ohrberg, que também é responsável por icônicos carros da TV e do cinema.
De acordo com a publicação, o Cadillac quebrou o recorde estabelecido em 1986 e, hoje, após ser totalmente restaurado, mede 30,54 metros de comprimento, ou seja, está poucos centímetros maior do que a versão anterior. Tudo isso começou graças ao sonho de Michael Manning, que ficou apaixonado pelo “The American Dream” após vê-lo listado no eBay.
“A corporação que o anunciou não quis vendê-lo para mim, pois achou a oferta baixa. Fizemos, então, uma parceria e eu o trouxe para Nova York. O problema é que não tinha fundos suficientes para efetuar a reforma, então ele acabou ficando sete ou oito anos parado atrás do meu prédio”.
Maior carro do mundo está exposto em museu
O maior carro do mundo, então, voltou para o eBay e, em 2019, Michael Dezer, dono do Museu do Carro e de Atrações Turísticas em Orlando, se tornou o novo dono do Cadillac e passou a reformá-lo.
Manning, antigo dono, seguiu ligado ao projeto de reforma e contou com a ajuda de estudantes e de dois especialistas em reparos, Paul Novack e Stephen Wepprecht, na missão, que custou cerca de US$ 250.000, o equivalente a mais de R$ 1 milhão.
“Tivemos que adquirir algumas peças porque elas foram destruídas. Foi muito difícil encontrar um telhado Oldsmobile Vista Cruiser à venda, mas aconteceu de eu encontrar alguém que teve o teto cortado e armazenado por 30 anos que estava disposto a se desfazer dele”, contou Manning.
Finalmente pronto, o maior carro do mundo agora está exposto ao lado de outros carros únicos e clássicos do Dezerland Park Car Museum. Para a alegria do principal responsável pela "ressurreição" deste ícone sobre (muitas) rodas.
“Tem o visual original. É um Eldorado original esticado para ser a limusine mais longa do mundo”, avisou, emendando na sequência. “Sinto apego a ele. É algo que tem que ser visto pessoalmente”, concluiu.
Fonte: Guinness World Records