Lançamento do SUV mais aguardado da Toyota sofre novo atraso; entenda o motivo
Por Danielle Cassita |

A Toyota confirmou mais um adiamento do lançamento do Yaris Cross após a forte tempestade que atingiu a fábrica de motores em Porto Feliz (SP) na segunda (22). O modelo tinha lançamento previsto para outubro e seria apresentado como o novo SUV de entrada da marca no país, pronto para competir com rivais como o Volkswagen T-Cross e Hyundai Creta.
- BYD derruba preços de SUVs híbridos e traz condições especiais por pouco tempo
- Estacionaram na sua garagem? Veja o que você pode fazer
O temporal trouxe rajadas de vento de até 90 km/h, e causou danos estruturais à unidade: parte do telhado foi arrancada, estruturas metálicas foram retorcidas e um veículo tombou no pátio da fábrica. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Itu, 30 funcionários sofreram ferimentos leves e alguns até tiveram que se abrigar dentro das máquinas para se protegerem.
Diante dos ocorridos, a montadora confirmou que a prioridade é garantir a segurança da equipe antes de retomar o cronograma de produção. Em nota, a Toyota reforçou que está preparando um relatório de danos para entender melhor a dimensão dos impactos e que a produção foi interrompida. No momento, não há previsão de retomada das operações.
Vendaval em Porto Feliz
O Yaris Cross é montado em Sorocaba, mas seus motores são fabricados em Porto Feliz, agora danificada pela tempestade. Inaugurada em 2016, a fábrica de Porto Feliz é a primeira unidade de produção de motores da marca na América Latina, e é considerada uma das mais modernas da empresa.
Para completar, vale lembrar que esta não é a primeira vez que o cronograma do Yaris Cross sofre mudanças. O SUV deveria ter sido lançado em março, mas a estreia foi adiada em função de obras na fábrica de Sorocaba; na sequência, a montadora mudou o lançamento para outubro.
Agora, após a tempestade, a Toyota não divulgou uma nova data de lançamento. Com a falta dos motores, a unidade de Sorocaba suspendeu os três turnos de produção por tempo indeterminado.
Leia também:
- Caoa "troca" Hyundai por Changan e prepara SUVs chineses flex no Brasil
- Atitude simpática no trânsito pode render multa; entenda
Vídeo: Como funcionam os novos radares de São Paulo e Curitiba?