Kombi com piloto automático é o projeto desta startup brasileira
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

Enquanto a ID.Buzz, também chamada de Kombi elétrica, não dá as caras no mercado brasileiro, os fãs deste ícone das décadas de 1960 e 1970 podem incrementar suas unidades com uma inovação: o piloto automático.
- Volkswagen começa a testar Kombi elétrica como "lotação autônoma"
- Review Volkswagen Polo Track | “Novo Gol” é ótimo, mas derrapa no preço
A responsável por permitir que as boas e velhas Kombis recebam essa modernidade voltada para o conforto do motorista é a OnMotus, startup brasileira especializada em tecnologia automotiva. Um vídeo publicado nas redes sociais da empresa revelou como foi desenvolvido o primeiro Piloto Automático Plug & Play para o icônico modelo da Volkswagen.
Segundo a marca, a Kombi utilizada é dotada de um motor 1.4 da Volkswagen, que já conta com injeção e acelerador eletrônico, componentes necessários para viabilizar a instalação. O piloto automático não interfere no sistema original ou em eventuais garantias do carro.
Felipe Ramos, CEO da startup, explicou que, para manter a compatibilidade do sistema do Throttle UP, equipamento que possui a função piloto automático, foi necessário desenvolver um dispositivo conversor. Esse novo conversor transforma a comunicação de alguns veículos, que possuem protocolos de comunicação mais antigos, em protocolos mais modernos.
A inovação também será disponibilizada dentro dos próximos meses para outros carros mais antigos que não têm piloto automático, como a Fiat Strada 2018 e o Gol geração 5, entre outros. “Nosso propósito é disseminar o acesso a tecnologias que tragam conforto, segurança, economia, esportividade, para todos os motoristas”, sintetizou o CEO.