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Koenigsegg Jesko: o sucessor natural do Agera RS

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Fevereiro de 2024 às 09h30

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Divulgação/Koenigsegg
Divulgação/Koenigsegg

Nono colocado na lista dos 10 carros mais caros do mundo em 2023, o Koenigsegg Jesko foi projetado para ser o herdeiro do Agera RS, esportivo sueco que chegou a ocupar momentaneamente o posto de carro mais rápido do planeta, ao atingir a incrível marca de 447,23 km/h.

Lançado durante a edição do Salão de Genebra de 2019, o superesportivo foi batizado com o nome do pai do fundador e líder da montadora, Christian von Koenigsegg. As especificações, portanto, não poderiam fazer a “família” passar vergonha. E não fizeram.

O sucessor natural do Agera RS, como todo superesportivo que se preze, foi produzido em série limitada. Apenas 125 unidades do bólido foram programadas para sair das linhas de montagem da luxuosa montadora sueca.

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Koenigsegg Jesko é “obra-prima” da engenharia

O Koenigsegg Jesko foi produzido para ser uma obra-prima da engenharia automotiva. A fabricante revelou que peças aparentemente simples, como o virabrequim do motor, demandaram de um amplo e demorado estudo para serem produzidas à perfeição.

O virabrequim foi feito a partir de uma peça única de aço, que pesa somente 12,5 kg, enquanto as bielas e os pistões são ainda mais leves — 540 gramas e 290 gramas cada. O sistema de injeção do motor do Jesko, por sua vez, foi o primeiro do mundo a ter três injetores por cilindro, dois diretos e um indireto.

Além da impressionante e complexa composição do motor, o Koenigsegg Jesko também tem no câmbio uma primazia do ponto de vista da engenharia. Construído pela própria marca, ele entrega um sistema com 9 velocidades e 7 embreagens internas, apelidado de LST (light speed transmission, ou transmissão na velocidade da luz, em português).

Segundo a marca, “as embreagens trabalham de maneira simultânea, mas não-linear”. Dessa forma, o sistema responsável pelo gerenciamento escolhe a marcha ideal a ser engatada, independentemente da que esteja em uso no momento.

Em resumo: se você estiver acelerando o Koenigsegg Jesko em 7ª marcha e o sistema entender que a 4ª é a ideal para a situação, ele irá “pular” a 6ª e a 5ª, reduzindo diretamente para a escolhida, mas de uma forma suave, como se o processo fosse feito de maneira sequencial.

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Como anda o Koenigsegg Jesko?

Além de ser uma obra-prima da engenharia, o motor do Koenigsegg Jesko, sucessor natural do Agera RS, é um exagero no que diz respeito à potência. Trata-se de um V8 5.0 biturbo, que funciona tanto com gasolina pura quanto com o combustível chamado E85, que mistura 85% de etanol anidro com 15% do combustível fóssil.

A potência, por conta dessas misturas, também é flexível. O Koenigsegg Jesko entrega 1.279 cv de potência quando abastecido apenas com gasolina, e chega a absurdos 1.600 cv quando o tanque está com E85. O torque também é assustador: 153 kgf/m.

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De acordo com a marca, os propulsores trabalham em conjunto com o já citado câmbio automático de 9 velocidades, e fazem o sucessor do Agera RS acelerar próximo dos 500 km/h. A velocidade máxima declarada é de 480 km/h, mas o tempo que o esportivo leva para chegar do 0 aos 100 km/h não foi divulgado oficialmente.

Quanto custa o Koenigsegg Jesko?

O Koenigsegg Jesko, como já adiantamos, fechou 2023 na lista dos 10 carros mais caros do mundo. O sucessor do Agera RS foi lançado por US$ 3 milhões, valor equivalente a R$ 14,7 milhões na conversão direta.

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Apesar do preço, proibitivo para boa parte das pessoas, a marca informou que todas as unidades foram vendidas dias após o lançamento oficial do superesportivo — 83 das 125 durante os dias em que ocorreu o Salão de Genebra de 2019.