Kit baratinho pode transformar Fusca em carro elétrico
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

A Volkswagen não parece muito afim de relançar o Fusca como um carro elétrico, mas se você realmente tiver vontade de ter um, saiba que é perfeitamente possível transformar aquele velho Fusquinha do seu avô em um veículo zero emissão com um kit relativamente barato, que custa US$ 2 mil (R$ 9.500 na cotação atual).
Nosso colega Jason Torchinsky, do site Autopian, achou alguns desses módulos conversores no e-commerce chinês Alibaba e o que mais espantou, além do preço, foi a facilidade com que esses mecanismos podem dar vida nova ao Fusca.
Ao que parece, o pequeno motor elétrico de 20cv e apenas 45kg só precisa ser acoplado à transmissão do Fusca para gerar o torque nas rodas e funcionar normalmente. Os Fuscas fabricados entre 1965 e 1975 geralmente possuíam propulsor de 1200 cilindradas com 46cv. Mesmo sendo menos potentes, esses alternadores elétricos geram um desempenho superior graças ao torque instantâneo.
O kit de US$ 2 mil vendido no Alibaba já traz um eixo traseiro completamente novo com o motor acoplado, mas também vem com indicadores eletrônicos de velocidade e um controlador de amperagem para verificar como está o propulsor. Há, no entanto, pacotes mais completos e avançados, porém que custam mais caro.
Vale lembrar, porém, que para fazer o Fusca funcionar com esse motor elétrico será necessário comprar uma bateria de, no mínimo, 96V. Tudo bem que não chega a ser uma transformação de altíssimo nível e com performance espetacular, como fazem algumas montadoras, mas é um trabalho que dá ao Fusca mais tempo de vida e, o melhor, sem agredir o meio ambiente.
No Brasil, esse tipo de aventura tecnológica já é feita por empresas. Caso da Electro, que consegue transformar carros populares em modelos 100% elétricos com extrema competência. Nesse caso, o preço é bem mais elevado, mas a capacidade dos propulsores também. Há modelos em que o bólido chega a ter a mesma capacidade de um carro de 70cv.
Fizemos uma simulação e o kit de transformação para o Fusca pode chegar ao Brasil em, pelo menos, 15 dias, com o frete a ser combinado com os vendedores. Um Fusca em boas condições fabricado em 1965, por exemplo, chega a custar, em média, R$ 30 mil. Mais os quase R$ 10 mil do kit de conversão (sem as taxas), a brincadeira pode sair mais de R$ 40 mil.
Fonte: Autopian