Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Kia e Hyundai agem para brecar onda de roubos do “desafio do TikTok”

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Fevereiro de 2023 às 10h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Parceiras na produção de carros, a Kia e a Hyundai foram vítimas de uma onda de crimes que teve início em uma das redes sociais mais populares do mundo: o TikTok. Após sofrerem com os roubos por meses, ambas resolveram agir juntas para colocar um ponto final às ações que resultaram em pelo menos 8 mortes nos Estados Unidos.

O problema afetava carros da Kia fabricados entre 2010 e 2021 e da Hyundai produzidos entre 2015 e 2019. O “desafio do TikTok”, também chamado de “Kia Challenge” ou “Kia Boys”, mostrava como usar um cabo USB para burlar o sistema de segurança dos carros das marcas (apenas dos modelos que não possuem imobilizador eletrônico do motor), dar a partida sem a chave e, na sequência, roubar o carro.

A solução encontrada por Kia e Hyundai foi desenvolver uma atualização para o software desses modelos de carros e, assim, corrigir a brecha de segurança. Segundo as marcas, o update “atualiza a lógica do programa de alarme contra roubo para estender a duração do som do alarme de 30 segundos para um minuto, e requer que a chave esteja na ignição para ligar o veículo”.

Continua após a publicidade

Kia e Hyundai têm 8,3 milhões de carros vulneráveis

A atualização de software que promete corrigir a brecha de segurança será fundamental para evitar que o vídeo viral faça outras milhões de vítimas. De acordo com as marcas, há pelo menos 3,8 milhões de carros da Kia e 4,5 milhões de Hyundai que não contam com o imobilizador eletrônico do motor e, portanto, são vulneráveis ao “desafio do TikTok”.

As fabricantes informaram que a atualização de software será gratuita e já está disponível para todos os clientes com carros deste perfil. Segundo as marcas, o serviço completo deverá ser realizado nos concessionários e leva em torno de uma hora para ser concluído.