Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Kalashnikov, fabricante do fuzil AK-47, pode lançar carro elétrico

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Novembro de 2021 às 12h20

Link copiado!

Divulgação/Kalashnkov
Divulgação/Kalashnkov

A Kalashnikov é conhecida por ser uma famosa fabricante de armas, principalmente por um dos fuzis mais utilizados no mundo, o AK-47. Interessada em expandir suas áreas de atuação, a companhia russa decidiu, há três anos, desenvolver um carro elétrico compacto para apenas dois ocupantes. O UV-4 deve ser mais uma opção de baixo custo no mercado local e competir com modelos como o Zetta, outro projeto do país asiático e que está em fase de produção.

Segundo a fabricante, trata-se de um carro subcompacto, com medidas modestas: 3,4m de comprimento, 1,5m de largura e 1,7m de altura. A princípio, apenas uma variante chegará ao mercado, com quatro portas e quatro rodas, mas há, também, uma versão com três rodas e duas portas. Ambos serão equipados com um motor elétrico de 68cv e capacidade para atingir apenas 80 km/h, revelando o foco de uso urbano e para transporte de passageiros.

No interior, o carrinho será equipado com uma boa oferta de equipamentos, que vão desde sistema de som com multimídia, até ar-condicionado, aquecimento dos bancos e suspensão ajustável. Entretanto, nada foi falado sobre o acabamento ou sobre como será o design da cabine.

Continua após a publicidade

A bateria, item importante em um carro elétrico, não teve suas especificações reveladas, mas a autonomia deve ficar na casa dos 150km, de acordo com o site oficial do produto. Entretanto, a julgar pelo pouco peso do veículo, apenas 650kgs, trata-se de uma célula pequena e de fácil carregamento, justamente o ideal para a proposta de uso.

Sem ter preços ou mercados de venda revelados, o UV-4 ainda está em fase final de desenvolvimento e acabou de ser patenteado na Rússia. Ainda há a possibilidade da criação de um modelo militar do veículo.

Fonte: Hindustan Times Auto, Kalashnikov