Jaguar Land Rover inaugura 1ª estação de recarga sustentável do Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

A Jaguar Land Rover (JLR) anunciou que a primeira estação de recarga sustentável para carros elétricos no Brasil já começou a funcionar no Rio de Janeiro, graças ao projeto criado em parceria com as empresas Energy Source, WEG e EZ Volt.
- Review Jaguar I-Pace: Elegância e eficiência, sem abrir mão da potência
- Como a Jaguar quer se tornar uma "marca de luxo que também faz carros"
A estação é sustentável porque utiliza energia limpa e baterias de de íon-lítio de segunda vida de Jaguar I-Pace para fazer a recarga dos carros elétricos, em um exemplo prático do que é a tão falada economia circular da marca: "Use menos, use por mais tempo, use de novo".
A primeira estação sustentável para recarga de carros elétricos no Brasil está instalada na Land Rio, que também foi a primeira da marca no país a adotar iniciativas focadas na redução da emissão de carbono.
Como funciona a estação sustentável?
A primeira estação sustentável de recarga para carros elétricos no Brasil tem uma estrutura de funcionamento bastante interessante, cujo objetivo maior é minimizar a emissão de carbono.
Segundo a Jaguar Land Rover, o sistema envolve a captação de energia solar utilizando painéis fotovoltaicos já instalados na concessionária Land Rio. Essa energia é armazenada em um banco de baterias de Ion-Lítio retiradas de I-Pace’s que já não estavam aptas para atuar no veículo, mas ainda oferecem grande potencial de armazenamento de carga
Depois disso, a energia armazenada em vários módulos é canalizada e transformada. Essa energia se torna capaz de alimentar um carregador de veículo elétrico, utilizando um carregador de 22kw da empresa WEG.
De acordo com a JLR, o processo é uma solução completa baseada em energia limpa, que passa a ser oferecida de forma controlada e sustentável. João Oliveira, presidente da JLR América Latina e Caribe, destacou a importância da iniciativa.
"As baterias de produtos eletrificados da JLR que seriam descartadas agora vão novamente fornecer energia para o carregamento de veículos elétricos. Isso nos mostra que com inteligência e trabalho em equipe ainda é possível criar estratégias e alternativas sustentáveis em prol do nosso planeta”.
Francisco Ferraz Magalhães, diretor da Land Rio, reforçou que a concessionária foi a primeira a concluir os escopos 1 e 2 no protocolo GHG (Greenhouse Gas) e, por isso, fez por merecer a honra de também inaugurar a "era" das estações sustentáveis no Brasil.