Hyundai Initium é SUV futurista que roda 650 km com hidrogênio
Por Paulo Amaral |
A eletrificação dos carros vêm ganhando força, mas ainda gera dúvidas na cabeça de muita gente, principalmente sobre o futuro das baterias após o fim da vida útil dos componentes. Por conta disso, algumas marcas já começaram a trabalhar em uma outra alternativa limpa para combustíveis, como o hidrogênio.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Andamos no Mirai, carro movido a hidrogênio da Toyota
- BMW se une à Toyota e anuncia seu 1º carro a hidrogênio para 2028
É o caso da Hyundai. A montadora sul-coreana, que ainda neste mês de novembro promete iniciar os testes do crossover Nexo no Brasil, já tem um segundo modelo movido a hidrogênio prontinho para conquistar o mundo.
A novidade, que tem ares futuristas, mas, por enquanto, ainda é um carro-conceito, foi batizada como Hyundai Initium. Trata-se de um SUV projetado pela divisão da marca especialista em hidrogênio, a HTWO.
Uma das principais atrações do futuro SUV a hidrogênio da Hyundai é a tecnologia V2L (Vehicle To Load). Segundo a marca, o Initium poderá, por meio dessa tecnologia, ser utilizado como gerador de energia para alimentar outros dispositivos e até uma residência, por meio da carga do sistema de baterias.
SUV a hidrogênio será eficiente e inteligente
Além da tecnologia V2L, o Hyundai Initium também contará com Inteligência Artificial avançada em suas especificações. A marca sul-coreana revelou que o crossover, que poderá rodar em torno de 650 km com um tanque de hidrogênio, não deverá deixar o motorista com a chamada “ansiedade de recarga”.
A chave para isso está nos recursos presentes no “planejador de rotas”. A Hyundai desenvolveu um sistema que identifica, em tempo real, onde estão localizados os postos de hidrogênio mais próximos, se estão ou não funcionando e, ainda, como está o movimento no local, com carregadores livres ou com longas filas.
A previsão é que o Hyundai Initium seja apresentado oficialmente ainda neste mês de novembro, tanto no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, quanto no de Guangzhou, na China, mas ainda como conceito. A produção inicial do novo SUV a hidrogênio da marca sul-coreana deve ocorrer apenas entre o 1º e o 2º trimestre de 2025.