Publicidade

Governo Federal inicia estudos para a volta do "carro popular"

Por  • Editado por Jones Oliveira |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

O carro popular pode realmente voltar ao Brasil. Após as montadoras e associações automotivas começarem a discutir o assunto, o Governo Federal também passou a considerar essa possibilidade e já trabalha com simulações de como seria viável trazer esse produto de volta.

A equação não é simples. Afinal, seria necessária uma desoneração na folha de impostos, além de uma revisão na margem de lucro das montadoras. Entretanto, o assunto, pelo menos por enquanto, está em alta.

A informação de que o Governo já trabalha pelo carro popular foi confirmada por Margarete Gandini, diretora do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta-Média Complexidade Tecnológica do MDIC, Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, durante o 4º Encontro da Indústria de Autopeças, realizado em São Paulo/SP.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo o pessoal do Auto Indústria, Gandini disse que os estudos para a viabilização desse carro popular estão no início, mas que ele teria que preencher uma série de pré-requisitos. O mais provável é que seja um modelo compacto, sem muita potência, mas que seja abastecido somente com etanol e que custe até R$ 50 mil. Atualmente, o carro mais barato do Brasil, o Renault Kwid, sai por a partir de R$ 68 mil.

A executiva lembra que a indústria automotiva hoje opera com quase 50% de ociosidade e que a volta do carro popular pode ajudar nos volumes de venda e produção.

Vale lembrar que a segunda fase do Rota 2030, programa federal de incentivo à indústria automotiva, deve receber uma atualização e iniciar a segunda fase no meio deste ano.

Fonte: Auto Indústria