Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google vai ajudar Atenas a corrigir velho problema no trânsito

Por| Editado por Jones Oliveira | 01 de Agosto de 2023 às 16h10

Link copiado!

Divulgação/Leonhard_Niederwimmer/Pixabay
Divulgação/Leonhard_Niederwimmer/Pixabay
Tudo sobre Google

Atenas é uma das capitais mais densamente povoadas da Europa e isso acarreta em um dos trânsitos mais intensos e congestionados da região. Com isso em mente, a cidade trabalhou com o Google para traçar um plano tecnológico de controle dos semáforos. A ideia é tentar mitigar ou eliminar os congestionamentos.

Segundo o CNN Grécia, a gigante da tecnologia terá acesso aos dados e localizações dos celulares de moradores da Ática, onde fica Atenas e a principal região metropolitana da Grécia, com mais de 3 milhões de habitantes. Com essa iniciativa e o uso do Maps, o Google vai conseguir monitorar os deslocamentos e pensar nas melhorias do fluxo.

Na prática, sempre que os semáforos estiverem no vermelho ou no verde, o Google vai monitorar os veículos próximos desses semáforos controlados e vai emitir as ordens para abrir ou fechar o fluxo de carros. Se estiver tudo livre, não faz sentido mandar o sinal vermelho, por exemplo.

Continua após a publicidade

As autoridades locais devem dar mais detalhes do projeto com o Google em breve. A primeira fase desse monitoramente vai tentar captar, por exemplo, motoristas que desrespeitam as sinalizações dos semáforos. Além de piorar o trânsito, esse comportamento pode causar acidentes graves.

A região da Ática tem a maior densidade populacional da Grécia, com 7.501,2 habitantes por km². Por lá, moram 3,8 milhões dos 10,64 milhões de habitantes do país. Para efeito de comparação, a cidade de São Paulo, com mais de 12 milhões de habitantes, ou seja, mais do que toda a Grécia, registra 7.527,8 hab./km².

Fonte: CNN Grécia