Publicidade

GM quer usar tecnologia para simplificar uma manobra comum

Por  | 

Compartilhe:
Miltongc56/Envato/CC
Miltongc56/Envato/CC

A General Motors (GM) registrou recentemente uma patente para lá de inovadora, acompanhando o movimento de marcas como a BMW. A tecnologia promete usar uma câmera interna para permitir que os carros troquem de faixa com o auxílio do olhar do condutor — e, embora seja impressionante, a proposta trouxe também debates sobre sua verdadeira utilidade nas condições reais de uso. 

Segundo o documento da patente, a ideia é que a câmera identifique movimentos oculares e, na sequência, interprete a direção para a qual o motorista gostaria de mover o carro. Depois, o pacote de direção semiautônoma iria executar a manobra contanto que as condições estivessem adequadas e seguras. 

Vale lembrar que, atualmente, a própria GM já disponibiliza o sistema Super Cruise. O recurso realiza ultrapassagens de forma totalmente automática, sem a necessidade da intervenção do motorista, assim que detecta tráfego lento. Já a nova proposta exige que o motorista expresse a intenção com os olhos, ou seja, adiciona uma etapa a mais ao processo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Inovação ou redundância tecnológica?

Especialistas questionam se o sistema proposto vai realmente trazer benefícios reais de agilidade ou se vai ser apenas um item de luxo para impressionar passageiros. Afinal, as câmeras internas já são usadas hoje para monitorar a fadiga e a atenção do motorista; evoluí-las para passarem a auxiliar nos comandos do carro é um salto lógico, mas que precisa primeiro provar sua segurança no cotidiano.

Apesar das dúvidas, a patente pode abrir portas para motoristas com mobilidade reduzida ou situações onde comandos por voz e toque não sejam ideais. Por enquanto, a novidade da GM permanece como um conceito experimental

Leia também: