Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lasanha, Apzeiro, Bengador | 7 gírias de carros que você não conhecia

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Janeiro de 2022 às 07h30

Link copiado!

David Latorre Romero/Unsplash/CC
David Latorre Romero/Unsplash/CC

Mesmo quem não é muito ligado ao mundo dos carros, provavelmente já ouviu alguém se referir a eles por meio de gírias como possante (para carros com muita potência), carango (essa só quem nasceu antes de 1970 conhece) ou bomba (aqueles que cedo ou tarde darão algum problema).

Mas o que você acha que significa quando alguém diz que tem na garagem um carro que mais parece uma lasanha? Ou que é um apzeiro convicto? E que viu na rua uma nave acelerando forte? Não sabe? Então você precisa ver a lista de gírias de carros que o Canaltech preparou para você.

7. Maconha

Continua após a publicidade

Antes de tudo, é bom esclarecer que quem tem maconha na garagem não está infringindo a lei ou usando drogas. Maconha, na verdade, é o apelido que aquele carro que não para de soltar fumaça e poluir o ambiente acabou ganhando.

6. Lasanha

Continua após a publicidade

A tradicional e deliciosa iguaria italiana virou apelido para aqueles carrões antigos, normalmente de grande porte, que têm muitas histórias para contar e incontáveis visitas aos funileiros. Por terem recebido durante anos a fio muitas camadas de massa e de tinta na carroceria, a gíria lasanha casa perfeitamente com esses carros.

5. Nave

Esse até é um termo bastante conhecido, mesmo para quem não é um gearhead. Nave é uma gíria usada para definir um carro que chama a atenção pela beleza, sofisticação e, claro, potência.

Continua após a publicidade

Os SUVs, hoje maioria nas ruas do Brasil, acabaram virando referência para esse assunto, principalmente os grandes e imponentes, normalmente de marcas importadas. Mas esse Nissan aí da foto acima também ilustra com perfeição o termo nave.

4. Apzeiro

Apzeiro, na verdade, não é uma gíria utilizada para um carro, mas sim para quem é apaixonado por um determinado tipo de carro. Estamos falando de modelos da Volkswagen, como Gol, Voyage e Saveiro, fabricados a partir de 1986. Também se encaixam no perfil proprietários de carros fabricados pela Ford durante a época da Autolatina, como Escort, Del Rey ou Belina.

Continua após a publicidade

Apzeiro, na verdade, é quem amava o desempenho do motor AP, utilizado nestes carros, e que até hoje é reverenciado por quem curte fazer preparação de motores.

3. Zequinha

Mais uma das gírias que não é usada especificamente para carros, mas sim para seus donos, em especial os jipeiros. Zequinha é aquele seu amigo gente boa que sempre quer ir no rolê de fim de semana, mas que não manja muito de direção, principalmente em terrenos off-road. O que ele faz, então?

Continua após a publicidade

Sempre se prontifica para “cuidar do churrasco” ou, então, para ajudar a desatolar o carro e dar aquele apoio moral. O apelido teria se originado no desenho Speed Racer, já que o irmão do piloto e seu macaquinho (Zequinha) faziam de tudo para irem escondidos nas corridas.

2. Chora Boy

Carro preparado especialmente para atrair a atenção e os olhares, para o bem e para o mal. Normalmente têm a suspensão rebaixada, rodas e pneus largos e, eventualmente, mais potência no som que está no porta-malas do que efetivamente no motor embaixo do capô.

Continua após a publicidade

Gosta de rodar devagarinho, principalmente ao chegar e ao sair das baladas, até porque as rodas largas e o carro quase colado no chão não permitem que acelere muito, né?

1. Bengador

Quem já ouviu a história (ou lenda urbana) do “Uno com escada no teto que ganhou da BMW” sabe o que é um carro bengador. Nada mais é do que um modelo tradicionalmente simples e que não “anda bem”, mas que é preparado justamente para surpreender a todos na pista. E não perde as chamadas track days (arrancadas), nem mesmo para os badalados carros importados.

Continua após a publicidade

E aí: atualizou seu dicionário de gírias para carros? Tem mais alguma legal que você conhece? Comente em nossas redes sociais e nos ajude a encorpar ainda mais nosso vocabulário de gírias.