GAC Aion UT: futuro pesadelo do BYD Dolphin está mais perto do Brasil
Por Paulo Amaral |

Lançado na China em novembro de 2024, o GAC Aion UT é apontado como um dos próximos pesadelos para o BYD Dophin, não apenas no país asiático, mas nos principais mercados em que as rivais vendem seus carros elétricos. E ele está ainda mais próximo do Brasil.
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O compacto elétrico da montadora chinesa foi lançado nessa semana no Uruguai, que se tornou o segundo país sul-americano a contar com o modelo. Após estrear com boa receptividade na Colômbia, o GAC Aion UT desembarcou no Uruguai em duas versões, com preços que variam entre R$ 118,5 mil e R$ 137,4 mil, dependendo da configuração.
A ideia de lançar o Aion UT no Brasil, a princípio, não fazia parte dos planos da marca, mas o bom desempenho dos três modelos que já foram lançados por aqui (Aion V, Hypetec e GS4) motivou os executivos a acelerar a chegada de mais um rival para o “desbravador” BYD Dolphin.
Assim como no caso do BYD Dolphin, o grande apelo do compacto elétrico da Aion está no preço. O modelo foi lançado na China por menos de 100.000 yuan (cerca de R$ 79 mil na conversão direta), mesma faixa do principal concorrente. No Brasil, com impostos e taxas de importação, o modelo poderia, portanto, custar entre R$ 150 mil e R$ 160 mil.
Como é o Aion UT?
O Aion UT tem 4,27 metros de comprimento (15 cm a mais que o Dolphin), 1,85 m de largura, 1,57 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. As dimensões, mais generosas que as do rival, dão uma pequena vantagem ao modelo da GAC no que diz respeito ao conforto dos ocupantes — já bem satisfatório no modelo da BYD.
O design lateral também é bastante similar ao do rival da BYD, inclusive no desenho das rodas. A dianteira e a traseira, porém, são um pouco mais tradicionais quando comparadas ao visual do Dolphin. Por dentro, a cabine apresenta algumas semelhanças, especialmente na central multimídia e no painel de instrumentos digital.
O sistema de entretenimento aceita comandos por voz, mas é compatível com HiCar, CarLink e Apple CarPlay, e não com Android Auto. A Inteligência Artificial embarcada permite controlar o ar-condicionado digital, o desembaçador dos vidros e o sistema de navegação.
As baterias do Aion UT são do tipo LFP (fosfato de ferro e lítio) fabricadas pela Inpai Battery Technology e, segundo o ciclo WLTP, menos exigente que o PBEV do Inmetro, oferecem até 600 km de autonomia por carga. O motor elétrico de imã permanente é de 134 cv, e a velocidade máxima chega aos 150 km/h, exatamente a mesma do Dolphin.
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