Firestone lança pneus feitos de sacolas plásticas
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

Pode ter passado batido, mas as 500 Milhas de Indianápolis, uma das provas mais famosas do automobilismo mundial, foi histórica quando se pensa em sustentabilidade. A Firestone, fornecedora oficial de pneus do evento, utilizou pneus feitos de sacolas plásticas, elásticos e outros produtos reciclados.
- Plataforma da Bridgestone monitora pressão dos pneus em tempo real
- Quanto tempo dura um pneu sem comprometer a segurança do carro?
A linha Firestone Firehawk é composta por restos de produtos de polímero flexível, um dos materiais mais difíceis de serem reciclados e, também, de difícil absorção pela natureza. E, como pôde ser visto na prova, o desempenho dos carros não foi afetado e as paradas no pit stop ocorreram dentro da normalidade.
Pneu sustentável e tecnológico
Segundo a fabricante, para tornar o uso desses pneus reciclados possível, muita tecnologia foi embarcada. A técnica foi incorporar uma substância chamada de butadieno reciclado e borracha natural derivada de uma planta desértica chamada guayule, uma alternativa bem menos agressiva do que a seringueira, comumente usada.
"Temos um esforço contínuo para aumentar a sustentabilidade em todas as áreas de nossos negócios e ficamos orgulhosos em mostrar nosso compromisso com a sustentabilidade na principal prova da IndyCar. Estamos ainda mais comprometidos com um futuro próspero e mais sustentável no automobilismo, disse Paolo Ferrari, presidente e CEO da Bridgestone Americas, em comunicado.
A mesma tecnologia utilizada nos pneus dos carros da Fórmula Indy devem aparecer nos automóveis de passeio em breve. Mas, segundo a Firestone, alguns modelos, como o Firestone F-700+ e a linha Bridgestone Ecopia, já estão inseridos dentro do contexto atual do grupo Bridgestone, que é de alcançar a neutralidade de carbono e pneus feitos com materiais 100% renováveis e reciclados até 2050.