5 motivos para NÃO comprar a Fiat Strada Ranch CVT
Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 04 de Setembro de 2022 às 09h30
A Fiat Strada é um sucesso no mercado brasileiro há décadas e sua nova geração se tornou o carro mais vendido do Brasil com sobras. A chegada da variante Ranch, com câmbio automático e mais equipamentos, preencheu uma lacuna importante no portfólio da picapinha, mas alguns pontos merecem atenção.
- Review Fiat Strada Ranch CVT | O apelido “Mini-Toro” faz sentido?
- 5 motivos para COMPRAR a Fiat Strada Ranch CVT
Por mais vencedor e acertado que o projeto da Strada Ranch seja, o preço cobrado por essa versão obriga que alguns itens estivessem por ali. Isso, é claro, além de algumas coisas que são irremediáveis, mas que não podem ser considerados defeitos do carro.
Com isso em mente, o Canaltech, após sua experiência com a picape compacta, separou cinco motivos para você NÃO comprar a Fiat Strada Ranch CVT. Lembrando que são apenas detalhes que podem te fazer repensar a compra e não necessariamente um problema grave do carro ou defeito.
5. Piloto automático
O câmbio CVT é uma benção e um tremendo acerto para a Fiat Strada Ranch, mas, ter uma transmissão automática sem o piloto automático é uma bola fora da Fiat. Tomara que possa aparecer em versões futuras da picape.
4. Itens de segurança ativa, passiva e conforto
A Fiat Strada é um dos carros mais resistentes do Brasil e forjada para o trabalho, com estrutura bem segura, mas, pelo preço cobrado e a proposta de ser uma versão de passeio, a versão Ranch poderia ter, ao menos, os seis airbags (em vez de somente quatro), além de mais alguns itens de segurança ativa, passiva e conforto.
Sentimos falta, por exemplo, de sensores de estacionamento dianteiros, sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, alerta de ponto cego (primordial em picapes) e da chave presencial.
3. Desempenho
Se a Fiat Strada Ranch CVT dá show no consumo, não empolga no desempenho. Embora não chegue a irritar, os 107cv e 13,7 kgf/m de torque parecem insuficientes algumas vezes. O 0 a 100km/m, em nossos testes, foi de 12,2 segundos. Tomara que venha uma versão 1.0 turbo como no Fiat Pulse.
2. Espaço Interno
Muito embora tenha evoluído com relação à geração passada, a Fiat Strada atual não tem um espaço interno dos melhores. Em termos de comparação dentro da própria Fiat, a situação é pior do que no Argo, que é bem mais confortável do que a picape. No meu caso, com 1,85m, se uma pessoa da minha altura for dirigir, será complicado.
1. Preço
Normalmente não falamos de preços aqui no Canaltech porque os carros no Brasil estão todos caros e isso não é uma novidade. A questão, contudo, é que o preço de R$ 130 mil cobrado por ela em São Paulo, exige que alguns dos pontos que citamos acima não estivessem presentes.
São detalhes que fazem a diferença. Mais completa, a Strada Ranch poderia valer os R$ 130 mil que lhe é cobrada.