Publicidade

Ferrari SP3 Daytona | Conheça o superesportivo raro do ex-jogador Ibrahimovic

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Ferrari
Divulgação/Ferrari

Não é segredo para ninguém que todo jogador de futebol é apaixonado por carros. Cristiano Ronaldo, Neymar e outros craques dos gramados têm, na garagem, verdadeiras obras de arte. E Zlatan Ibrahimovic, atacante sueco que se aposentou em junho, quando defendia o Milan, da Itália, não é exceção à regra.

O agora ex-atacante é dono de um superesportivo extremamente raro: a Ferrari SP3 Daytona, que teve somente 599 unidades produzidas pela marca do cavalinho rampante.

A Daytona, aliás, foi um dos presentes que “Ibra” deu de presente a si próprio em seu 41º aniversário, em 2022. O segundo “mimo” também foi uma Ferrari, a 812 Competizione, como o próprio craque fez questão de exibir em uma montagem no Instagram com a frase: Happy Birthday to Zlatan (Feliz Aniversário ao Zlatan).

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A 812 Competizione é um modelo impressionante, com motor central-traseiro 6.5 V12 aspirado e 830cv, mas o “presentão” mesmo foi a Ferrari SP3 Daytona. Afinal, ela é a terceira integrante de uma série especial da montadora italiana, batizada de Icona.

A “famiglia” Icona nasceu em 2018, com as também raríssimas Monza SP1 e Monza SP2 — outra máquina da Ferrari que faz parte da garagem do sueco, diga-se de passagem. Os bólidos foram desenvolvidos com inspiração em modelos que marcaram época em décadas passadas.

Como é a Ferrari SP3 Daytona?

A SP3 Daytona que Ibrahimovic se deu de presente se juntou às duas irmãs, Monza SP1 e Monza SP2, três anos após a série especial ter sido lançada. A edição rara da Ferrari tem sob o capô o mesmo motor 6.5 V12 aspirado da Competizione, mas entrega 10cv a mais ao motorista (840cv no total) por ajustes no sistema de admissão e exaustão.

O torque de 71,7 kgf/m contribui para a impressionante aceleração do superesportivo, que vai de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, e chega aos 200 km/h em 7,4 segundos. A velocidade máxima declarada é de 340 km/h.

Continua após a publicidade

A potência e torque absurdos não são obra do acaso. Segundo a Ferrari, as 599 SP3 Daytona fabricadas foram projetadas para proporcionar a emoção de dirigir um carro similar a um Fórmula 1 nas ruas.

“A engenharia da Ferrari SP3 Daytona baseia-se na experiência em ergonomia que Maranello desenvolveu na Fórmula 1. Os bancos integrados ao chassi deixam a posição de dirigir mais baixa, muito semelhante à de um monoposto”, explica a marca.

Design de ícones

Continua após a publicidade

Segundo a Ferrari, a SP3 Daytona foi inspirada em um dos feitos mais espetaculares da história da marca — a conquista dos 3 primeiros lugares nas 24 Horas de Daytona, em 1967 — e, por isso, “proporciona uma profunda simbiose entre motorista e carro”.

O design da Ferrari SP3 Daytona vem de uma mistura de modelos, com traços da 330 e de protótipos de corrida, como o 512 S, o 312P e o 712 Can-Am. O ponto comum entre eles? O DNA voltado para a velocidade e para as corridas.

A Ferrari que Zlatan Ibrahimovic não se cansa de ostentar nas redes sociais tem dimensões generosas para um superesportivo: 4,68 metros de comprimento x 2,05 m de largura, 1,14 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, além de pesar 1.485 quilos.

Continua após a publicidade

Quanto custa a Ferrari SP3 Daytona?

A Ferrari SP3 Daytona é uma série especial da marca do cavalinho e, portanto, tem preço de supercarro exclusivo. Para levar um exemplar à sua garagem, o sueco Zlatan Ibrahimovic foi a uma concessionária em Milão e desembolsou, em outubro de 2022, 2 milhões de euros pelo esportivo — R$ 10,5 milhões, na cotação atual.

Não há nenhuma unidade da Ferrari SP3 Daytona à venda no Brasil, tampouco informações se todas as 599 unidades produzidas já foram comercializadas. Como o carro continua disponível no configurador do site da marca, porém, tudo leva a crer que ainda esteja disponível para venda. Bora lá?