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Ferrari Roma ganha versão conversível com conhecido motor V8 de 620cv

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/ Ferrari
Divulgação/ Ferrari

A Ferrari anunciou o lançamento de uma versão diferente e estilosa da Ferrari Roma, um dos carros de maior sucesso em sua linha atual. Trata-se da Ferrari Roma Spider, variante conversível equipada com um teto retrátil e ultra tecnológico, que agrega estilo e conforto para os usuários.

Segundo a Ferrari, esse teto de lona é composto por cinco camadas de tecido que garantem isolamento acústico e conforto térmico como se fosse um carro convencional. Além disso, a Ferrari Roma Spider pode ter o teto aberto ou fechado em apenas 13,5 segundos, com velocidade máxima de 60 km/h.

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Para as viagens com teto aberto, a montadora instalou defletores de ar que podem ser acionados conforme a vontade do motorista. Segundo a marca, ele não afeta o coeficiente aerodinâmico e proporciona, ao mesmo tempo, conforto para os ocupantes e estabilidade em altas velocidades.

Outro fator que contribui para o conforto e o desempenho da Ferrari Roma mesmo sendo um conversível é o novo spoiler ativo, instalado na parte traseira do esportivo italiano. Esse adereço proporciona desempenho extra graças a um mecanismo aerodinâmico, que pode ser pré-definido em três níveis: Low drag (LD), medium downforce (MD) ou high downforce (HD).

Segundo a Ferrari, esse sistema fica no LD em velocidades de até 100km/h. Acima de 300 km/h, o MD é acionado, já que nessa posição há mais equilíbrio e menos perda de aerodinâmica. O HD só é ativado em poucos casos, dependendo da força gravitacional.

Tecnologia e desempenho

A Ferrari Roma Spider vem com o mesmo motor do modelo convencional, o conhecido 3.9 Biturbo V8 de 620cv e 77,4 kgf/m de torque, sempre acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem com oito marchas. Esse conjunto dá ao bólido uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e velocidade máxima de 320km/h, igual à Roma original.

Esse propulsor recebeu diversas melhorias recentemente, como uma nova bomba de óleo, um novo software chamado de Variable Boost Management, que controla o sistema de aceleração para distribuir o torque de modo mais inteligente, e mudanças no tamanho da embreagem, já que essa caixa automatizada deriva de uma automática presente na Ferrari SF90 Stradale.

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Além do motor tecnológico e extremamente agressivo, a Ferrari Roma Spider também conta com bom pacote de equipamentos e muito luxo na cabine, com tecidos mais resistentes em caso de rodagem com a capota aberta. Há um enorme cluster digital para o motorista e uma central multimídia de 8,4 polegadas com todos os comandos para entretenimento. O passageiro também possui uma tela à frente, com comandos de mídia.

Itens como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa e alerta de ponto cego fazem parte de pacotes opcionais.

Ferrari Roma Spider: Preço e disponibilidade

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A Ferrari Roma Spider não teve preço revelado pela montadora, mas deve se aproximar dos US$ 300 mil. Já é possível realizar encomendas na Europa.