Ferrari de lenda do basquete sumida por 15 anos reaparece
Por Lucas Parente |

Os hypercars, ou mais conhecidos no Brasil como supercarros, possuem uma enorme legião de fãs. A Ferrari, com toda sua história e tradição, é, talvez, a montadora de veículos premium com mais aficionados em todo o globo. Então, qualquer modelo, seja novo ou antigo, têm um grande valor — financeiro e histórico. E quando um dos proprietários do esportivo foi um dos maiores jogadores de basquete da história, seu valor histórico se torna ainda maior.
- 5 carros que a Ferrari vai lançar em 2025
- Garagem vazia: Neymar não poderá trazer coleção de carros de luxo ao Brasil
Estamos falando da icônica Ferrari 512 TR de 1992, que já fez parte da enorme garagem de Michael Jordan, servindo até como meio de transporte para o jogo 5 dos Playoffs da NBA de 1992 em Chicago.
O modelo estava “sumido” há cerca de 15 anos, mas foi reencontrado pelos especialistas em carros antigos do canal ‘We Are Curated’ do Youtube. Eles foram atrás de todos os donos do carro D.J (Depois de Jordan), até encontrar o atual proprietário do veículo.
"Há poucos momentos neste negócio que realmente surpreendem. Encontrar este carro foi como resolver um mistério que nos assombra há anos. Todos sabiam a placa. Todos conheciam a lenda. Mas ninguém sabia onde ele estava. Até agora", explicou John Temerian, da "Curated", após encontrar o veículo.
Ferrari de Jordan mudou de dono
Em 1995, Michael vendeu sua Ferrari e ela seguiu sem muitas informações até 2010, quando o atual proprietário do modelo adquiriu o carro em um leilão por cerca de US$ 100.000, ou quase R$ 590.000.
A 512 TR guarda também uma pequena curiosidade: seu segundo dono foi Chris Gardner, o empresário norte-americano utilizado como inspiração no filme ‘À Procura da Felicidade’, estrelado por Will Smith.
Potência e desempenho
Como já é de se esperar, debaixo do capô da Ferrari 512 TR há um enorme e potente motor. Trata-se de um Boxer V12 4.9 de 428 cv e 50 kgf/m de torque, uma configuração rara de se ver nos dias atuais.
A velocidade máxima que o modelo pode alcançar é de 314 km/h, com um 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos.
Apesar de não ser um número tão impressionante comparado aos carros atuais, a 512 TR tem o trunfo de ser um esportivo raiz. Então, a falta de desempenho é compensada, principalmente, por um insano e inigualável ronco de motor V12.
Leia também:
- 7 carros que zeraram em testes de segurança e seguem à venda no Brasil
- Quanto custaria um Honda Civic Si 2007 hoje, com a inflação?
Vídeo: Tesla Model 3: o carro mais importante da história?