FAB renova frota em compra bilionária e aposta em helicópteros Black Hawk
Por Danielle Cassita |

A Força Aérea Brasileira (FAB) deve adquirir 11 helicópteros UH-60L Black Hawk do por meio do programa Blackhawk Exchange Sales Team, do exército norte-americano. A transação deve custar R$ 1,2 bilhão e foi publicada no Diário Oficial da União em aviso de inexigibilidade de licitação.
- BYD derruba preço de carros híbridos, mas com uma "pegadinha"
- 3 curiosidades sobre o novo Honda WR-V 2026
Por meio do programa, o Exército dos EUA pode vender equipamentos usados enquanto usa os recursos arrecadados para financiar novas aquisições. Trata-se de uma prática comum entre forças armadas parceiras de Washington e bastante vantajosa, já que os preços são menores que aqueles do mercado.
De acordo com o documento, os helicópteros vão ser integrados à frota da FAB, elevando o total de aeronaves em operação para 24. Com a compra e consequente expansão da frota, o Brasil deve aumentar a cobertura em regiões estratégicas enquanto reduz custos de manutenção.
Reaproximação diplomática e parceria militar
Os UH-60 Black Hawk são helicópteros multimissão bastante usados por forças militares de diferentes países. No caso do Brasil, as aeronaves são usadas desde 1977 e vêm oferecendo excelente performance já comprovada tanto em operações na Amazônia quanto em ações humanitárias.
Para fontes militares e diplomáticas ouvidas pela CNN, o avanço nas tratativas é visto como um sinal positivo nas relações entre Brasília e Washington após um período de tensões políticas. A venda de equipamentos desse tipo é restrita a países considerados parceiros estratégicos e confiáveis dos Estados Unidos — e o Brasil, ao ser incluído na operação, reforça sua posição nesse grupo.
Leia também:
- 12 pedágios free flov e esportivo elétrico sai a preço de Civic
- BYD derruba preços e esportivo elétrico sai a preço de Civic
Vídeo: O que falta para termos carros voadores?
Fonte: CNN