Publicidade

Explorer Nº1: BYD divulga imagens inéditas do interior do gigante dos mares

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/BYD
Divulgação/BYD

O Explorer Nº1, super-navio da BYD, atracou no Portocel, em Aracruz (Espírito Santo), na madrugada de quinta-feira (27), com 5.524 carros eletrificados da marca chinesa a bordo. A reportagem do CT Auto conheceu as dependências do gigante dos mares, mas, por ordem do capitão, autoridade da embarcação, não pôde registrar imagens do interior.

A BYD, dona do navio, não conseguiu contornar a situação na hora, mas deu uma resposta rápida. A empresa resolveu dar uma mãozinha para saciar a curiosidade dos canaltechers: fez fotos próprias dos equipamentos e cômodos do super-navio e, nesta sexta-feira (28), divulgou o conteúdo.

Não foi possível mostrar acomodações privadas, como os quartos dos 22 integrantes da tripulação, o refeitório ou o salão de jogos, muito utilizado nas horas de folga. Há, porém, registros inéditos da embarcação chegando ao Brasil pela segunda vez e, também, dos tecnológicos equipamentos utilizados para “dirigir” o monstro de quase 200 metros de comprimento.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Confira as imagens inéditas do BYD Explorer Nº1.

Super-navio da BYD: colossal por dentro e por fora

O Explorer Nº 1 é um ótimo sinônimo para a palavra “colossal”. Os 199,9 metros de comprimento e 38 metros de largura impressionam por fora, e não são menos impactantes por dentro.

Embora não tenhamos conseguido imagens dos cômodos da tripulação e da sala de jogos, os cliques oficiais disponibilizados pela BYD dão uma bela amostra da magnitude das outras dependências do super-navio.

A sala de controle, por exemplo, é toda envidraçada, conta com duas poltronas giratórias e, no meio delas, fica a ilha de comando com o manche. À frente, dezenas de telas e uma enormidade de botões estão dispostos de uma forma que apenas os profissionais conseguem entender.

As boas e velhas folhas de papel, pranchetas de madeira e canetas também se fazem presentes em meio à alta tecnologia, e é nelas que anotações importantes são realizadas com maior agilidade, além, claro, do controle de quem pode ou não ter acesso às dependências da embarcação.

Continua após a publicidade

Onde ficam estocados os carros?

Os 5.524 carros que chegaram ao Brasil ficam alojados em um enorme estacionamento no pavimento inferior do super-navio. Para agilizar a retirada dos veículos, os “motoristas” responsáveis são levados para cima e para baixo dentro de um utilitário.

Antes de cada um deles deixar a enorme garagem, uma conferência final é feita para que o controle não seja perdido, e cada um dos modelos das famílias Dolphin, Yuan e Song chegue ao seu destino sem intercorrências.

Continua após a publicidade

A previsão da BYD é que o desembarque do mais novo lote que chegou no Brasil seja finalizado até o dia 2 de março. A próxima viagem do Explorer Nº1 ao país ainda não tem data certa, mas deve demorar a acontecer, já que cada “bate-volta” na China dura em torno de 80 a 90 dias.1

Confira abaixo mais fotos do BYD Explorer Nº1.

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: Confira imagens inéditas do super-navio da BYD

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*