Estado brasileiro “bomba” em emplacamentos após redução do IPVA
Por Paulo Amaral |

O governo do Paraná anunciou, no fim de agosto, uma redução de 45% na alíquota do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para 2026 e, pouco mais de um mês após a decisão, viu o número de emplacamentos na região “bombar”.
De acordo com dados divulgados pelo Detran-PR, houve aumento de até 104% no registro de carros novos em alguns municípios do estado. O órgão fez o levantamento colhendo informações 10 dias antes e 10 depois do anúncio do governo sobre a redução da alíquota. E os números surpreenderam.
Em Curitiba, capital do estado, os registros apresentaram alta de 51% no período, um pouco abaixo de Campo Largo, local em que os emplacamentos cresceram 53,1%. O maior aumento, porém, foi em São José dos Pinhais: 104,8%.
Vale pontuar, porém, que antes mesmo do anúncio do governo sobre a redução da alíquota do IPVA para 2026 o estado já vinha em uma crescente. Entre janeiro e agosto foram registrados 233.127 carros novos no Paraná, alta de 34% em relação aos oito primeiros meses de 2024.
Redução do IPVA pode “inspirar” outros estados
A boa receptividade do consumidor à redução do IPVA no Paraná pode causar um efeito-dominó em outras regiões do Brasil e, assim, alavancar as vendas de carros 0km por todo o país.
Atualmente, a média da alíquota cobrada no Brasil é de 4%, com algumas exceções, como Santa Catarina, em que o imposto é de 2%. O Paraná, com a redução, passou a ter a menor alíquota de IPVA do Brasil (1,9%).
Leia mais:
- Nissan derruba preço do novo Kicks e SUV fica mais barato que Fiat Pulse
- Quanto ganha um Uber alugando carro? Saiba se vale a pena
Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!
Fonte: Quatro Rodas