Erros comuns no verão acabam com a carroceria do carro; veja o que evitar
Por Danielle Cassita |

O verão de 2026 chegou com altas temperaturas e chuvas intensas. O problema é que a combinação do calor com a umidade constante cria a “receita” ideal para desgastar a carroceria dos carros, bem como o verniz que os reveste — mas, felizmente, alguns cuidados simples ajudam a evitar o desgaste prematuro do veículo.
- Truque pouco conhecido refresca o carro em até 10 ºC sem usar ar-condicionado
- O que fazer com o carro se enfrentar uma enchente?
Segundo Ricardo Vettorazzi, gerente técnico de repintura automotiva da PPG, o segredo é tomar cuidado com a oscilação térmica e umidade já na hora de estacionar o carro. Portanto, por mais tentadora que seja uma vaga sobre a sombra de uma árvore, vale procurar outro lugar para evitar possíveis quedas de galhos e até de seiva.
O cuidado com a parte externa do carro inclui também a limpeza de agentes corrosivos, como fezes de aves, que são ácidas. Na hora da remoção, a dica é usar sabão com pH neutro e não adicionar solventes, como álcool.
Dirigir na enchente
Esta época do ano é marcada pelas grandes enchentes que atingem as ruas das mais diversas cidades brasileiras. Nestes momentos, a recomendação técnica é clara: o limite de segurança é o meio da roda do carro.
Se o nível da água ficar acima desse ponto, não se deve dar partida no motor de forma alguma. Ao fazer isso, o motorista corre risco de expor o motor ao calço hidráulico, e ainda expõe a parte inferior do veículo à água contaminada da enchente.
Leia também: