Emplacamento de carros elétricos dispara em SP em seis anos
Por Danielle Cassita |

O registro de carros elétricos zero quilômetro explodiu em São Paulo. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), foram registrados 59.354 carros elétricos até setembro de 2025 — em 2019, o total era de apenas 4.307, o que representa um aumento de 1.000%.
- Chevrolet joga no chão preços do Onix 2026 para enfrentar Volkswagen Polo Track
 - Volkswagen derruba preços do Tiguan e SUV promete agitar o mercado
 
Já a participação dos eletrificados nos cálculos foi de 0,44% em 2019 para 7,42% neste ano. Em 2019, os carros totalmente elétricos (ou “BEV”) somavam 429 unidades, mas o total aumentou para 16.643 neste ano.
Se o ritmo atual se manter, o Detran-SP estima que a quantidade de carros elétricos e híbridos emplacadas até o fim de 2025 chegue ao total de 77.220 unidades, o que representa aumento de 31,25% em comparação com o ano anterior.
Carros elétricos em São Paulo
A disparada do emplacamento dos carros elétricos sugere que fatores como autonomia e a infraestrutura de recarga parecem não ter mais barreiras tão intransponíveis para uma parcela crescente da população.
Por outro lado, ao contrário do que ocorre em outros estados, não há isenção de IPVA dos elétricos em São Paulo — atualmente, só os carros leves movidos a hidrogênio ou híbridos têm isenção do imposto. Portanto, os carros elétricos ainda seguem sem um importante incentivo fiscal estadual que poderia acelerar ainda mais sua adoção em massa.
Leia também:
- Quanto custaria uma Yamaha RD 350 LC hoje, com a inflação?
 - Novo Hyundai HB20 2027 é flagrado em testes no Brasil; veja o que muda
 
Vídeo: Como funcionam os novos radares de São Paulo e Curitiba