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Carro elétrico barato é sonho cada vez mais próximo; entenda

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CATL/Divulgação
CATL/Divulgação

Uma das principais buscas nessa transição para a eletrificação é a redução de custo na produção de baterias. E a fabricante chinesa CATL parece ter encontrado uma forma para isso. 

A empresa está desenvolvendo baterias a base de sódio, que podem ser uma nova solução barata para o mercado. A CATL planeja fornecer esse novo sistema para fabricantes como BYD e Chery até o final deste ano. 

Essa inovação pode revolucionar o mercado de carros elétricos nos próximos anos, já que o custo da produção dos modelos movidos a bateria podem cair drasticamente. 

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Para se ter uma ideia, as baterias de lítio usadas em muitos dos carros atuais têm um custo de mais de US$ 100 por cada kWh. As feitas a base de sódio, no entanto, custam apenas US$ 10 por kWh. Essa diferença de preço pode gerar uma redução de quase R$ 70.000 no valor dos carros. 

Matéria-prima acessível

Essa redução brusca de custo só é possível graças ao baixo valor do carbonato de sódio, principal elemento para a produção das baterias de sódio. Seu preço é de US$ 200/tonelada, cerca de R$ 1.100 na conversão direta. 

A matéria-prima das baterias de lítio, no entanto, chega a custar US$ 15.000/tonelada, cerca de 75 vezes mais que a de sódio. 

A extração do carbonato de sódio também facilita o processo, já que pode ser encontrada em bacias glaciais. Além disso, é possível produzi-lo sinteticamente, através do processo industrial chamado Solvay.

Vida útil 

Outra vantagem das bateria de sódio é a sua durabilidade. Por conta de sua densidade energética de 175 Wh/kg, ela é capaz de suportar até 10.000 ciclos, muito superior às lítio, por exemplo.

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Apesar de parecer quase uma ilusão, essas baterias já são usadas na China em cerca de 250.000 vans de entrega. A empresa promete lançar a nova tecnologia em carros de produção até o fim do ano.

Vídeo: Baterias BYD: A Verdade por trás dos Mitos!

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