Publicidade

Embraer ganha carro voador concorrente com diferencial importante

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Ascendance
Divulgação/Ascendance

A Embraer acaba de ganhar mais um concorrente no mercado de carros voadores. A startup francesa Ascendance Flight Technologies anunciou o desenvolvimento do Ascendance ATEA, modelo híbrido que terá decolagem vertical e funcionamento bem parecido com automóveis hibridizados.

Segundo a fabricante, o ATEA utilizará os propulsores elétricos apenas para decolagem, enquanto os motores a diesel serão os responsáveis por, de fato, fazerem o carro voador funcionar em sua atividade de cruzeiro. Os carros híbridos convencionais utilizam do mesmo expediente, o que ajuda na economia de combustível.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A promessa da Ascendance é de que os níveis de emissão sejam 80% menores do que um carro 100% a diesel. O ATEA, quando finalizado, terá autonomia total de pouco mais de 400km, ideal para viagens curtas ou utilização em ambiente urbano, como a maioria dos eVTOLs (veículos elétricos voadores com decolagem vertical). O tempo de recarga das baterias será de apenas 10 minutos em um carregador convencional.

Com relação ao design, nenhuma grande surpresa. Projetado para levar até cinco passageiros, o ATEA dispõe de oito rotores espalhados em suas asas dianteiras e traseiras. Segundo a empresa, seu nível de ruído será bem menor do que um helicóptero convencional, mas, ainda sim, mais barulhento do que os carros voadores 100% elétricos.

A expectativa da Ascendance é começar a produção em massa do ATEA em 2025. O foco da empresa é vender o carro voador híbrido para empresas de carona, segurança e serviços de socorro.

Fonte: Ascendance