Publicidade

"Efeito Tera" mexe até com produção do Polo; entenda

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Volkswagen
Divulgação/Volkswagen
Tudo sobre Volkswagen

O Tera chegou ao mercado brasileiro exatamente como a Volkswagen esperava: fazendo muito barulho. Foram 12 mil reservas do novo SUV em menos de uma hora, registrando um novo recorde de vendas. 

O modelo foi desenvolvido com a difícil missão de ser o “sucessor” de sucessos como Fusca e Gol — isso nem somos nós que estamos dizendo, mas sim a própria marca. E até o momento ele mostrou a que veio. 

No entanto, esse “efeito Tera” pode se tornar uma (boa) dor de cabeça para a Volkswagen, já que a produção do modelo pode não conseguir acompanhar o número de vendas — caso se mantenha igual este primeiro mês.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mensalmente, a marca está preparada para produzir cerca de 6.000 unidades do SUV, totalizando 72.000 carros por ano. Os três primeiros meses, porém, já estão cheios por conta das reservas. Foram quase 15 mil unidades solicitadas, sendo 12 mil pedidos de clientes e 2,5 mil de revendedores. 

Com esse sucesso instantâneo, a montadora está considerando até transferir mais da produção do VW Polo Track para a unidade da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), liberando parte da fábrica de Taubaté (SP), onde o Tera é produzido. 

O CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, também afirmou que a fabricante pode rever o volume mensal do SUV. “Na venda inicial, prometemos entregas em trinta a sessenta dias, e até noventa dias em alguns casos. Precisamos de 45 dias para produzir um pedido. A procura pelo carro continua alta nas concessionárias e, se necessário, poderemos rever para cima o volume mensal. Mas leva certo tempo, pois é necessário fazer a reprogramação com fornecedores e com a própria fábrica”.

Ainda não há nada confirmado por parte da Volkswagen. Porém, se o Tera manter as 12 mil unidades mensais, será necessário fazer a troca na produção dos modelos. Lembrando que o Polo é o carro mais vendido da marca no Brasil e vende mensalmente praticamente esse mesmo número. 

Tera puxou vendas de outros VW

Com a iminente chegada do Tera, a Volkswagen liderou um projeto em conjunto dos seus concessionários seis meses antes do lançamento. Foram disponibilizados 100 convites físicos para cada loja, ofertando R$ 5 mil em bônus e financiamento pré-aprovado para os principais clientes.

Continua após a publicidade

Esse movimento, no entanto, além de transformar o novo SUV em um sucesso (pelo menos na estreia), também alavancou a venda de outros modelos da marca. 

Ao chegar para conhecer o Tera, os clientes da Volkswagen também puderam se interessar por outros modelos da marca. Destaque para o Nivus Highline, que sentiu um pouco deste aumento em suas vendas. Até mesmo o Taos, um SUV maior e de outro segmento saiu ganhando nessa. 

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: BYD Song Plus é bom mesmo? Descubra tudo sobre esse SUV híbrido!

Fonte: e