Donos de Tesla querem voltar para carros a combustão, diz pesquisa
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O site Carscoops divulgou números de uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey & Co. em julho de 2024 sobre donos de carros elétricos. O recorte relacionado ao mercado dos Estados Unidos surpreendeu, especialmente no que diz respeito aos proprietários de modelos da Tesla.
Os dados apontaram que 46% dos donos de carros elétricos, independentemente da marca, pensam em voltar para o segmento a combustão em uma próxima compra. O número, que já é impactante, fica ainda mais impressionante entre os proprietários de Tesla: 51%.
Os dados colhidos entre proprietários de carros elétricos da Tesla apontaram também que 10% consideram trocar seu BEV por um modelo híbrido, enquanto 6% escolheriam um carro híbrido plug-in (PHEV).
A pesquisa realizada em julho mostrou ainda que, atualmente, apenas 32% dos donos de Tesla seguiriam fiéis à eletrificação total em uma eventual compra de um carro novo até o final de 2024.
Ruim para a Tesla? Nem tanto
Apesar de os números parecerem ruins à primeira vista, a porcentagem de donos de carros da Tesla que trocariam o modelo elétrico por um novo a combustão, na verdade, diminuiu em quatro anos.
Os dados da mesma pesquisa realizada em 2020 apontaram que 76% dos donos de BEVs da montadora de Elon Musk consideraram, na época, voltar para o segmento a combustão, e 9% apenas seguiriam com um elétrico na garagem.
De qualquer forma, segundo os analistas, o percentual elevado da nova pesquisa aponta que não apenas a montadora de Elon Musk, mas as marcas de carros elétricos em geral precisam pensar em soluções para que o segmento se torne mais atraente para a população de uma forma geral.