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Descubra se seu carro tem os "airbags mortais" da Takata

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Marcel Langthim/Pixabay/CC
Marcel Langthim/Pixabay/CC

O caso dos “airbags mortais”, escândalo que levou diversas pessoas à morte por falhas do equipamento (7 apenas no Brasil) e, posteriormente, acabou causando a falência da Takata, fabricante das bolsas de ar, voltou à tona neste domingo (25).

Uma reportagem do Fantástico revelou que cerca de 2,5 milhões dos 4,4 milhões de carros que contam com o equipamento no Brasil ainda não foram levados pelos donos para corrigir eventuais falhas dos “airbags mortais”.

Ao todo, 17 montadoras utilizaram os airbags em carros fabricados entre os anos de 2001 e 2018. No caso específico da GM, os carros mais afetados pelos problemas com os “airbags mortais” da Takata foram o Chevrolet Celta e o Classic. A montadora criou uma campanha prometendo R$ 500 em combustível para incentivar os clientes a agendar o recall, mas a adesão foi abaixo do esperado.

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Além da General Motors, também possuem carros com airbags da Takata as montadoras Fiat, Ford, Toyota, Volkswagen, Audi, BMW, Chrysler, Dodge, Jeep, RAM, Mitsubishi, Nissan, Subaru, Renault, Honda, Volvo, Mercedes e até Ferrari.

Qual é o defeito nos airbags da Takata?

Os problemas com os airbags da Takata impactaram mais de 60 milhões de carros apenas nos Estados Unidos e foram causados por uma falha grave no projeto, que acabou transformando um acessório que deveria salvar vidas em um instrumento mortal.

A utilização do nitrato de amônio para inflar o airbag foi a causadora da falência da Takata. O problema é que, ao longo dos anos, em contato com calor e umidade, o composto químico se torna inflamável, além de corroer as partes metálicas do equipamento. Isso acabou transformando a bolsa de airbag em uma autêntica arma, já que, com o impacto, as partes metálicas eram projetadas em direção ao motorista.

A primeira investigação aconteceu no Alabama, nos Estados Unidos, após um acidente que matou o motorista de um Honda Accord fabricado em 2002. Segundo as autoridades, detritos de metal atingiram o peito do motorista após o acionamento do airbag. Alertados, os executivos da Takata ignoraram a falha e só admitiram o erro após muito tempo.

A série de incidentes com vítimas fatais por conta da falha acabou levando a empresa para o banco dos réus e, ao se julgar culpada, a Takata foi condenada a pagar uma multa de US$ 1 bilhão. Quatro anos depois, pediu falência e fechou as portas.

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Como descobrir se o carro precisa de recall?

Para descobrir se seu carro está entre os 5 milhões que precisam passar por recall no Brasil, mas ainda não atenderam às convocações das montadoras, basta um simples passo. É rápido e fundamental, pois pode salvar vidas.

Basta acessar o site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), colocar o número do Renavan ou da placa do carro e solicitar a busca. Se o recall estiver pendente, o sistema avisará e aí basta realizar o agendamento.

Vale lembrar que, desde 2021, a não realização de um recall oficial bloqueia o licenciamento do veículo, obrigatório para rodar no Brasil de acordo com a lei. Para derrubar o bloqueio, o fabricante tem que enviar as informações ao governo em até 15 dias após a realização do reparo.

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Fonte: G1