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Como o conta-giros pode ajudar a economizar gasolina?

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Maio de 2023 às 09h30

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Divulgação/Envato
Divulgação/Envato

A maioria das pessoas ainda possui carros manuais no Brasil e, quem for mais experiente, certamente vai ter como grande aliado na troca de marchas o conta-giros, que mostra, como o próprio nome diz, quantas rotações por minuto (rpm) o motor do carro está girando. Mas, além de ajudar no momento da troca de marcha, sabia que ele pode ser um grande aliado para economia de combustível?

Cada modelo tem o torque máximo especificado em algum momento no conta-giros, mas, a troca de marchas e o momento certo para fazê-lo pode ser observado justamente no painel. Alguns carros te dão uma colinha e mostram no cluster a hora de subir ou descer a marcha. Entretanto, se você não quiser olhar no manual do veículo, basta seguir os ouvidos e o que o conta-giros mostra.

Como usar o conta-giros para economizar mais combustível?

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A maioria dos conta-giros vem com a grafia de números de 1 a 8 ou 1 a 6 rpm, sempre com a informação de que esse algarismo está sendo multiplicado por 1.000. Se você tiver um carro com marcações de 10 a 80 ou 10 a 60 rpm, pode reparar que a multiplicação é por 100.

Para trazer mais economia de combustível, a troca de marcha na hora certa é fundamental. Se o seu carro possui um conta-giros, o ideal é realizar o movimento entre 2 mil e 3 mil rpm, tanto para mais quanto para menos. Nesse momento, o motor não está "gritando", ou seja, sendo menos forçado.

Em velocidades maiores, a marcha, claro, também será alta. Repare que, nesse momento, o conta-giros estará trabalhando em uma faixa entre 1.500 rpm e 2 mil rpm, na maioria dos carros. Isso indica que o motor está em sua melhor faixa de eficiência energética. "Esticar" muito a marcha, forçando mais o motor sem necessidade, pode — e vai — piorar o consumo.

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Para as arrancadas, o conceito é o mesmo. Na saída, é natural que o carro force um pouco mais, mas a troca de marcha também deve ser rápida. Para sair de primeira marcha, o ideal é deixar o motor chegar a pouco mais de 2 mil rpm ou 15 km/h, dependendo do veículo. Nas demais, as trocas podem ser feitas com 3 mil rpm.

Você sai com o carro de segunda marcha? Pare de fazer isso. Sim, esse método faz o motor girar menos, mas gasta o disco de embreagem muito mais rápido. Geralmente, carros automáticos mais antigos realizam esse procedimento, mas com o conversor de torque programado de maneira muito mais precisa e eficiente.

E se o meu carro não tiver conta-giros?

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Caso o seu carro não tiver conta-giros, será necessário utilizar bastante os ouvidos e, claro, ler o manual do veículo. Nesse caso, a velocidade pode ser sua referência, mas ouvir o motor é importante, sobretudo se você conhecer bastante o seu veículo.