Publicidade

Combustível estraga? Quanto tempo dura gasolina, etanol e diesel

Por  | 

Compartilhe:
prostooleh/Freepik/CC
prostooleh/Freepik/CC

Ao contrário do que muitos pensam, os combustíveis que utilizamos em nossos veículos têm data de validade para uso

Se você deixa seu carro parado por muito tempo, a gasolina que está no tanque pode não estar mais própria para uso, podendo causar até problemas para o motor. 

Porém, cada tipo de combustível tem a sua particularidade e tempo de validade. A gasolina e o diesel acabam mais prejudicados, perdendo sua utilidade em menos tempo que o etanol, por exemplo. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Por quanto tempo é possível deixar a gasolina no tanque?

A gasolina, seja ela aditivada ou não, tem uma durabilidade prevista entre dois ou três meses. Não há um tempo exato para sua validade, mas após este período ela perde suas principais características e acaba degradando — o que pode afetar o sistema do seu veículo.

Já a gasolina Premium (também chamada de Podium) possui um tempo de validade bem maior em relação ao combustível comum, podendo manter boa condição de uso por mais de seis meses.

E o diesel?

Assim como a gasolina, o diesel tem uma baixa durabilidade depois de sair da bomba. São apenas três meses antes do combustível perder a durabilidade. 

Tanto o diesel quanto a gasolina sofrem diretamente com a temperatura, a umidade e até mesmo o contato com os materiais do tanque, que podem degradar com facilidade os combustíveis. 

Continua após a publicidade

Etanol com maior durabilidade

O etanol, no entanto, foge do padrão e pode ser usado por mais tempo que os outros tipos de combustíveis. Não há uma validade exata para ele, mas sabe-se que sua validade é maior que a da gasolina, por exemplo.

Mas isso não quer dizer que o etanol não se degrada. Sua condição de uso também pode ser alterada principalmente devido a temperatura do ambiente

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: Tesla do Século Passado: Os Táxis Elétricos de Nova York e Londres em 1897