China coloca 3 marcas no top 10 de maiores fabricantes de carros do mundo
Por Paulo Amaral |

A China não está para brincadeira quando o assunto em pauta é venda de carros. Antes uma força considerada "doméstica", a indústria automotiva do país cresceu globalmente e, hoje, já conta com três fabricantes no top 10 de marcas que mais vendem carros no planeta.
- Estudos mostram que consumo oficial de carro híbrido plug-in é "falso"
- "Robôs aéreos" solucionam saga da recarga em estacionamentos
A lista com os números mais recentes, divulgada neste início de março, tem BYD, Geely e SAIC em posições de destaque, dividindo o ranking com marcas tradicionais, como Ford, Toyota e General Motors.
A ascensão das montadoras chinesas é resultado de investimentos pesados em eletrificação e inovação. A BYD, por exemplo, consolidou-se como líder mundial em veículos de nova energia, alcançando a sexta posição global, com 4,6 milhões de unidades vendidas.
Outro destaque é a Geely, que também entrou no top 10 global, reforçando a presença chinesa entre as maiores fabricantes. A empresa expandiu sua atuação internacional por meio de aquisições estratégicas e parcerias, como o controle da Volvo e participação na Daimler.
Mais chinesas em destaque
Além de BYD e Geely, outras marcas chinesas como MG (da SAIC Motor) e Chery vêm ampliando sua presença fora da China. A MG, por exemplo, já realiza a maior parte de suas vendas fora do mercado doméstico, mostrando um nível de internacionalização superior a outras concorrentes. Esse movimento evidencia que a estratégia das montadoras chinesas não se limita ao crescimento interno, mas busca consolidar uma presença global.
Esse novo cenário mostra uma mudança significativa no equilíbrio da indústria automotiva mundial. Enquanto marcas tradicionais, como as japonesas Nissan e Suzuki. perderam espaço em muitos países, as chinesas conquistaram posições estratégicas.
Top 10 montadoras globais em 2024
- Toyota: 11,3 milhões
- Volkswagen: 8.9 milhões
- Hyundai-Kia: 7,2 milhões
- General Motors: 6,1 milhões
- Stellantis: 5,4 milhões
- BYD: 4,6 milhões
- SAIC: 4,5 milhões
- Ford: 4,4 milhões
- Geely: 4,1 milhões
- Honda: 3,5 milhões
Leia também: