Chevrolet tem ideia para reduzir preço dos carros que nem todo mundo pode gostar
Por Lucas Parente |

O preço dos carros no Brasil praticamente dobrou nos últimos sete anos. Antes da pandemia, o mercado automotivo vivia uma realidade diferente. No pós-Covid, os valores dispararam.
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Em 2019, o preço médio dos carros novos era de R$ 76.430. Hoje, segundo levantamento da consultoria K.Lume, o valor médio dos veículos de passeio chegou a R$ 152.727,40 em agosto de 2025 — um aumento de 99,83%, praticamente o dobro para o consumidor final.
Apesar dos altos preços, o mercado segue aquecido: já foram registrados 1.576.029 emplacamentos no ano.
Por que os carros ficaram tão caros no Brasil?
A pandemia da Covid-19 foi um divisor de águas para o setor automotivo brasileiro. Segundo dados da Jato Dynamics, entre maio e junho de 2020 o número de emplacamentos caiu drasticamente. Depois disso, os preços começaram a subir de maneira consistente.
Diversos fabricantes enfrentaram escassez de matérias-primas, semicondutores e instabilidade no fornecimento de insumos. Além disso, fatores como alta do dólar, fretes mais caros — também impulsionados pela recente expansão das exportações automotivas chinesas — e inflação pressionaram os custos de produção.
O resultado é um mercado com valores elevados até mesmo nos carros de entrada. O Chevrolet Onix, por exemplo, custava R$ 48.490 na versão 1.0 manual em 2019. Hoje, o mesmo modelo parte de R$ 99.990.
Medidas do governo para conter o preço dos veículos
Nos últimos anos, o Governo Federal adotou diferentes medidas para tentar frear a escalada dos preços.
Em 2023, foram concedidos descontos para carros de até R$ 120 mil. Já em 2025, o Programa Carro Sustentável reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para modelos menos poluentes.
Apesar dos esforços, o impacto dessas ações ainda é limitado, e o preço médio continua elevado.
GM avalia Onix a etanol para baratear seu hatch de entrada
Diante de um cenário de custos altos e preços voláteis, a General Motors estuda lançar no Brasil uma nova versão do Chevrolet Onix equipada apenas com motor a etanol, segundo a revista Quatro Rodas.
A estratégia busca aproveitar os incentivos do governo para veículos menos poluentes, além de resgatar um conceito comum nos anos 1980, 1990 e 2000: carros movidos exclusivamente a etanol.
Ainda segundo a revista, a expectativa é que o modelo possa chegar ao mercado já em 2026, ajudando a reduzir o valor do hatch de entrada da Chevrolet.
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Fonte: Quatro Rodas