Chevrolet lança novo Cruze Premier, primeiro carro do Brasil com Wi-Fi

Por Felipe Ribeiro | 10 de Agosto de 2019 às 10h17
Chevrolet

A Chevrolet anunciou a linha 2020 do Cruze, seu carro segmentado na categoria dos hatchs e sedãs médios. A principal novidade para a atualização da série fica por conta do modelo topo de linha, chamado de Cruze Premier, que terá, entre outros itens tecnológicos, a possibilidade de oferecer conexão Wi-Fi para os ocupantes, tornando-se, assim, o primeiro veículo no Brasil com este recurso. Muito embora a própria fabricante já tenha lançado, em 2011, o Agile Wi-Fi, que era equipado com um roteador, é assim que este produto está sendo tratado.

A tecnologia disponível no Cruze Premier é proporcionada por meio de uma parceria entre a Claro e a própria Chevrolet. A novidade permite que os passageiros conectem smartphones, tablets e outros aparelhos ao Wi-Fi do veículo, permanentemente conectado à rede da Claro. O módulo automotivo possui um e-SIM (chip virtual) que possibilita acessar os serviços móveis da operadora, enviar informações de telemetria para a montadora e emitir o sinal de Wi-Fi para o carro.

O pacote de internet nativo do carro proporciona conexão em alta velocidade para até sete dispositivos simultâneos e também dá acesso a aplicativos na tela da central multimídia. E, por meio do OnStar, o sistema de conectividade da Chevrolet, os motoristas podem acessar diversos serviços conectados, como Segurança e Emergência.

Imagem: Chevrolet

Este sistema é capaz de identificar que o veículo se envolveu em um acidente e contatar a central 24h para providenciar resgate automático, se necessário. Há, também, assistência na recuperação veicular em caso de roubo ou furto e apoio em caso de problemas mecânicos cobertos pelo Chevrolet Road Service.

Imagem: Chevrolet

Tecnologia embarcada

O multimídia proprietário da Chevrolet, o MyLink, recebeu uma grande atualização na nova linha do Cruze. Ele terá melhor resolução gráfica para a tela de 8 polegadas, mais velocidade de processamento e novas funcionalidades, como a navegação conectada, manual do proprietário digitalizado e ícone para agendamento online de revisão.

O novo MyLink permite, ainda, o pareamento via Bluetooth simultâneo de até dois celulares, mais uma entrada USB no console dianteiro, carregamento wireless compatível com maior gama de celulares e introduz o sistema para reconhecimento do motorista – o carro identifica qual de suas chaves eletrônicas está no comando e automaticamente ajusta o conteúdo da tela para as preferencias memorizadas de cada usuário (aplicativos, estações de rádio, etc).

Tudo isso mantendo a compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay de projeção de smartphones.

Imagem: Chevrolet

O Cruze Premier também traz botão para desabilitar o sistema Stop/Start (que desliga temporariamente o motor em paradas de semáforos, por exemplo, para economizar combustível), câmera de ré de alta definição e novos equipamentos, como o sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres são outras novidades do modelo equipado com motor turbo e transmissão automática de série.

O sistema de estacionamento semiautônomo, acionamento da ignição por controle remoto para prévia climatização da cabine, sistema de som de alta definição e banco do motorista com ajustes elétricos também estão inclusos como opcionais desta versão.

Design, acabamento e desempenho

A Chevrolet fez mudanças sutis e manteve o que vinha dando certo no Cruze. O carro manteve um ar sóbrio e refinado, com algumas alterações internas e externas. A motorização é a consagrada 1.4 turbo, tanto no sedã quando na Sport6, capaz de gerar 152cv no álcool e 150cv na gasolina, com 24,5 kgf/m de torque a 2000rpm.

Sport6, a versão hatch do Cruze (Imagem: Chevrolet)

O Cruze Premier chega às concessionárias Chevrolet do Brasil a partir de setembro nas opções sedã e Sport6, com as versões LT e Premier. Os preços ainda serão revelados pela montadora. Vale lembrar, também, que, pelo menos inicialmente, o pacote de internet que será nativo do Cruze será gratuito nos primeiro meses. Após o período, o proprietário deverá procurar a Claro para firmar um novo pacote.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.