Publicidade

CES 2024 | Qualcomm aposta em nova plataforma de IA para carros

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Qualcomm
Divulgação/Qualcomm
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm apresentou uma série de novidades em seu estande na CES 2024. Referência em processadores e chips para as mais variadas finalidades, a fabricante revelou uma nova plataforma de Inteligência Artificial voltada especificamente para os carros conectados. 

Ela chega para acrescentar mais tecnologia ao já existente Snapdragon Digital Chassis e, segundo a marca, para “inaugurar uma nova era de mobilidade” ao englobar, em cockpits digitais de nova geração, tecnologias de carros conectados, serviços conectados, assistência avançada ao motorista e sistemas de direção automatizados.

Nakul Duggal, vice-presidente sênior e gerente-geral do setor automotivo da Qualcomm, apostou que o Snapdragon Digital Chassis será responsável por revolucionar a mobilidade, tanto ao auxiliar as montadoras no desenvolvimento de carros conectados quanto no oferecimento de experiências cada vez mais imersivas aos usuários.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“A nova era da IA chegou, e a IA generativa baseada em borda desempenhará um papel crítico na transformação do habitáculo com o objetivo de oferecer experiências poderosas, eficientes, privadas, seguras e personalizadas”, resumiu Duggal.

Qualcomm quer IA em motos, quadriciclos e mais

A Qualcomm quer expandir o uso de Inteligência Artificial nos carros, mas sem se esquecer dos demais tipos de veículos. Por isso, deve anunciar durante a CES 2024 novidades desenvolvidas para motos, scooters elétricos, triciclos, quadriciclos e até bicicletas elétricas inteligentes.

Segundo a marca, as novas soluções foram projetadas para melhorar a segurança e as experiências do usuário final “oferecendo conectividade, infoentretenimento, sistemas avançados de assistência ao condutor e serviços digitais personalizados conectados à nuvem” para motocicletas, scooters elétricas e ICE, veículos de três rodas e bicicletas elétricas.