Por que os carros de locadora têm placa de Minas Gerais?

Por que os carros de locadora têm placa de Minas Gerais?

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 24 de Dezembro de 2021 às 08h00
Divulgação/Unidas

Se você costuma alugar carros em locadoras e é atento às letrinhas da placa, certamente já se perguntou por que praticamente todos os carros têm placas de Minas Gerais. E se você ainda não reparou nisso, pode reparar.

Mas qual exatamente o motivo para isso? A resposta, ao contrário do que se possa imaginar, não está no fato de a alíquota do IPVA cobrada no Estado ser menor do que em outros locais do Brasil. Afinal, enquanto o governo mineiro cobra 1%, o Rio de Janeiro, por exemplo, fixou em 0,5% o percentual para essa categoria.

Para saber o motivo dessa “invasão mineira”, o que fazer, “uai”? Com o perdão da brincadeira, o Canaltech consultou a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) e recebeu resposta do presidente do órgão, Paulo Miguel Júnior. Segundo ele, “há uma percepção equivocada quando o assunto é o incentivo do governo mineiro sobre o Imposto sobre Veículos Automotores, o IPVA, pois Minas não possui o IPVA mais barato do país para locadoras".

Carros de locadoras têm, na imensa maioria, placas de Minas Gerais (Imagem: Divulgação)

“É fato que o Estado de Minas Gerais é atrativo para as locadoras, mas isso ocorre principalmente porque existem diferenciais no Detran mineiro, além de taxas menores para emplacamento, licenciamento e documentação. O prazo para o emplacamento é o mesmo dia da entrada da nota fiscal. Isso explica, mais do que a alíquota do IPVA, o fato de a maioria das locadoras que estão sediadas em Belo Horizonte ou que têm filiais em Minas registrarem seus carros por lá”.

O executivo da ABLA citou também que a menor burocracia de Minas Gerais no comparativo com outros Estados ajuda a agilizar todo o processo. “Entre os diferenciais oferecidos pelo Detran de Minas também está a ausência da vistoria para carro zero quilômetro. Nos demais Detrans o prazo de emplacamento vai de 3 a 20 dias”, comparou.

“Invasão” mineira em locadoras em números

De acordo com os números divulgados no anuário da ABLA, o total da frota licenciada de locadoras de carros em Minas Gerais bate de longe a de outros estados brasileiros.

Os números mostram que aproximadamente 64% dos cerca de 1,07 milhão de veículos de locadoras emplacados até o fim de novembro de 2021 no Brasil são “mineiros”. Vale pontuar que duas das maiores locadoras do país, Localiza e Unidas, estão sediadas na região.

São Paulo, com pouco mais de 11%, Paraná, com a mesma alíquota de Minas, com cerca de 6,5%, e Rio Grande do Sul, com 1,9%, vêm na sequência. O Rio de Janeiro, que cobra 0,5% de IPVA de locadoras, não aparece nem no Top 5.

De acordo com o UOL, o Detran de Minas Gerais informou que o Estado conta com um sistema que ajuda a agilizar o primeiro emplacamento - é o chamado SRAV, Sistema de Registro Automático de Veículos.

Paulo Miguel Júnior afirmou que, em breve, espera ver São Paulo adotar medidas similares, pois o IPVA de 4% cobrado das locadoras no ano de 2021 “desequilibrou fortemente a disputa” e afastou dos paulistas diversos benefícios, desde arrecadação até geração de empregos.

Com informações UOL, ABLA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.