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Carros elétricos têm manutenção 31% mais cara que modelos a combustão

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Felipe Ribeiro/Canaltech
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Nos últimos anos, os carros elétricos têm ganhado popularidade em todo o mundo, impulsionados pela necessidade de reduzir as emissões de carbono e pela busca por alternativas mais sustentáveis aos veículos a combustão. Com a crescente adoção desses veículos, surge também uma nova demanda: a manutenção. À medida que a frota de carros elétricos envelhece, a necessidade de serviços de manutenção aumenta, o que tem levado a um aumento significativo nos custos.

Além da idade, a complexidade e componentes específicos dos eletrificados acabam por elevar as cifras para consertar esse tipo de veículo. A mão de obra diferenciada e mais especializada também surge como outro fator para elevar a conta final para os proprietários de modelos movido à energia elétrica.

De olho nesse cenário, a Mitchell realizou um estudo abrangente sobre o mercado automotivo nos EUA e Canadá, revelando que os custos de manutenção de carros elétricos são até 31% mais altos do que os de carros a combustão. Esse estudo também destacou um aumento nos sinistros relacionados a colisões envolvendo veículos eletrificados, o que agrava ainda mais a questão dos custos de manutenção.

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Quanto custa a manutenção de carros elétricos?

Nos Estados Unidos, a média de gastos com manutenção de carros elétricos é significativamente maior do que a de carros a combustão. Segundo o estudo da Mitchell, os reparos de veículos elétricos podem custar em média 20% a mais do que os de veículos a combustão. No Canadá, a situação é semelhante, com os custos de manutenção de carros elétricos superando os de carros a combustão em até 31%.

Para ilustrar essa diferença em valores reais, considere que a manutenção anual de um carro elétrico nos EUA pode chegar a US$ 5.753, enquanto a de um carro a combustão fica em torno de US$ 4.806. No Canadá, esses valores são de aproximadamente CAD$ 6.534 para carros elétricos e CAD$ 4.958 para carros a combustão.

Carros que mais exigem manutenção por colisões

O estudo da Mitchell também revelou que os carros elétricos estão mais propensos a sinistros relacionados a colisões. Nos EUA, modelos como o Tesla Model 3 e o Ford Mustang Mach E são frequentemente mencionados em relatórios de colisões, enquanto no Canadá também aparecem nas estatísticas o Nissan Leaf e o Hyundai Kona EV. Além disso, a frequência de reparos para carros híbridos também tem aumentado, com um crescimento significativo nos custos de manutenção desses veículos.

Carros eletrificados com mais pedidos de reparo por colisões
Estados UnidosCanadá
Tesla Model 3 (31,92%)Tesla Model 3 (35,28%)
Tesla Model Y (26,52%)Tesla Model Y (25,60%)
Ford Mustang Mach E (7,09%)Chevrolet Bolt (4,66%)
Tesla Model S (6,39%)Hyundai Kona EV (4,61%)
Tesla Model X (4,72%)Nissan Leaf (4,41%)

Os carros híbridos, que combinam motores a combustão e elétricos, apresentam uma complexidade adicional que pode resultar em custos de manutenção mais elevados. Estudos indicam que a manutenção de carros híbridos leves tem custo de reparo semelhante às contrapartes à combustão, mas o híbridos plug-in podem apresentar uma conta 12,5% mais cara quando vão à oficina, sobretudo devido à maior complexidade de seu projeto e componentes.

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Em resumo, enquanto os carros elétricos e híbridos oferecem benefícios ambientais significativos, os custos de manutenção mais elevados representam um desafio para os proprietários. À medida que a tecnologia avança e mais veículos elétricos entram em circulação, é provável que esses custos se estabilizem, mas, por enquanto, a manutenção desses veículos continua sendo um fator importante a ser considerado.

Fonte: Mitchell

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