Carros elétricos não serão isentos de IPVA em SP; saiba o motivo
Por Leo Alves |

O IPVA em SP para 2025 sofrerá uma importante mudança. Nesta semana, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou algumas mudanças que impactam diretamente a questão das isenções do imposto. No próximo ano, os alguns carros híbridos e a hidrogênio (que não são vendidos no Brasil) serão isentos do IPVA. Só que curiosamente, os carros elétricos não foram incluídos nesse benefício.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Conheça a bateria da Honda que promete revolucionar os carros elétricos
- Governo avalia a volta do extintor de incêndio nos carros; entenda
A Alesp aprovou a mudança na lei do IPVA em SP por 53 votos a 10, mas o projeto ainda precisa ser aprovado pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Porém, ao menos por enquanto, a tendência é que o projeto de lei seja aprovado e entre em vigor já no próximo ano.
É importante ressaltar que não são todos os carros híbridos que serão poupados do imposto. Somente os modelos equipados com sistemas híbridos flex não vão pagar o IPVA em SP, e com valor máximo de R$ 250 mil. A partir de 2027, a cobrança volta de forma gradual, começando em 1% e indo até 4% em 2029.
Carros isentos do IPVA em SP
A decisão da Alesp causou uma enorme polêmica, pois o governo paulista diz que a ideia é incentivar a produção de carros menos poluentes. No entanto, os veículos elétricos, que são os únicos que não emitem gases tóxicos, ficaram de fora do benefício.
E como não há distinção entre carros híbridos-leves e híbridos convencionais, diversos modelos podem ser isentos. É o caso dos modelos Fiat Pulse e Fastback híbridos, que contam com um auxílio elétrico pequeno, mas que por serem considerados híbridos flex, vão entrar na isenção. Os Toyota Corolla e Corolla Cross, em suas versões híbridas, também podem ser beneficiados com o não pagamento do imposto.