Carros da Kia e Hyundai ainda estão vulneráveis a truque antigo dos ladrões
Por Danielle Cassita |

A cidade de Loves Park, no estado de Illinois, nos Estados Unidos, entrou para a lista de locais afetados pelo chamado Kia Challenge, golpe que explora uma falha de segurança em alguns modelos da Kia e Hyundai. A vulnerabilidade existe há anos, e voltou a ganhar destaque com vídeos que circulam nas redes sociais ensinando a burlar a ignição dos veículos.
- 5 carros que tiveram apenas uma única unidade produzida
- "Musk brasileiro" quer fábrica rival e anuncia entrega dos primeiros carros
Segundo as autoridades locais, a quantidade de furtos com o método vem aumentando, e os veículos da Kia são os principais alvos, com destaque para o Forte, Optima e Rio. Já os carros da Hyundai mais visados pelos criminosos têm sido o Accent, Elantra e Kona.
Por isso, a polícia da cidade orienta que os motoristas estacionem seus carros em garagens ou em áreas com boa iluminação, já que os criminosos costumam priorizar os veículos parados nas ruas.
Golpe no TikTok
O método viralizou em 2022 com a ajuda de um vídeo publicado na plataforma TikTok, que mostrava como invadir o carro e expor a ignição; depois, bastava ter um cabo USB para ligar o motor do veículo.
Claro, a publicação foi removida, mas já era tarde: além de outras versões ainda circularem pelas redes, alguns começaram a testar a vulnerabilidade em carros estacionados em vias públicas. Houve casos em que criminosos conseguiram concluir o processo em apenas 25 segundos.
Cientes do problema, a Kia e a Hyundai lançaram atualizações de software que impedem a partida do veículo quando está trancado remotamente, mas nem todos os modelos são compatíveis com a solução. Nesses casos, as montadoras oferecem gratuitamente travas de volante.
Leia também:
- 5 carros elétricos usados por menos de R$ 100 mil
- Quais são os 5 SUVs mais baratos do Brasil em 2025?
Vídeo: O novo golpe da CNH: suspeite de cobranças indevidas no e-mail