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Carro voador elétrico concorrente da Embraer recebe encomenda bilionária nos EUA

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Junho de 2021 às 16h05

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Virgin Atlantic
Virgin Atlantic

Os carros voadores elétricos ainda não são realidade nos céus e ruas do mundo, mas já têm um mercado aquecido. A Vertical Aerospace, desenvolvedora do eVTOL (veículo elétrico leve com decolagem vertical) VA-X4 e que será um concorrente do Eve, da Embraer, fechou uma venda de 500 unidades para a Avolon, uma empresa especializada em leasing de aeronaves. O negócio tem valor estimado em US$ 2 bilhões.

Segundo informações do site da revista Aero Magazine, os lotes foram divididos em dois, com um custando US$ 1,25 bilhão e que será entregue no final de 2024, e outro, caso confirmado, custando cerca de US$ 750 milhões. O valor unitário do VA-X4 ainda não é conhecido, mas estima-se que passe dos US$ 4 milhões.

O VA-X4 está em uma fase um pouco mais avançada de desenvolvimento e já tem alguns dados interessantes que devem dar pistas de como este tipo de veículo vai se comportar. Segundo o site oficial da fabricante, o modelo terá velocidade máxima de 321 km/h e poderá carregar até cinco pessoas com total conforto. Sua autonomia deve ficar na casa dos 160 quilômetros, o suficiente para algumas viagens em grandes cidades com uma única recarga. A empresa também garante que ele será 100 vezes mais silencioso do que um helicóptero padrão.

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No vídeo abaixo é possível ver o primeiro voo do protótipo, que ainda atingia a marca de 80km/h, mas já dava indícios de como vai funcionar. Veja:

A Vertical Aerospace deve ser, também, um dos maiores players desse promissor mercado de carros voadores, já que conta com investimento de empresas como Microsoft, Rolls-Royce, Honeywell, American Airlines e Virgin Atlantic. Essa última é a empresa que vai estrear o VA-X4.

Para efeito de comparação, as primeiras entregas do eVTOL da Embraer, o Eve, devem ser feitas a partir de 2026. Atualmente, empresas dos Estados Unidos e do Brasil já efetuaram encomendas do modelo, que deve ter seu primeiro voo do protótipo em tamanho natural ainda esse ano.

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Fonte: AeroMagazine