Publicidade

Carro mais rápido do mundo? Recorde do Bugatti tem "pegadinha"

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Bugatti
Divulgação/Bugatti

Os carros esportivos da Bugatti não são somente bonitos e luxuosos. A marca francesa também é reconhecida mundialmente pelas velocidades extrarodinárias que seus carros são capazes de alcançar. Não à toa, um modelo da Bugatti está novamente no topo do ranking de velocidade, graças a uma marca estabelecida no último dia 9 de novembro, no ATP, Automotive Testing Papenburg, na Alemanha.

Segundo comunicado oficial da marca premium, o Bugatti Mistral destruiu o recorde que antes pertencia ao Hennessey Venom GT Spyder. O modelo francês se tornou o carro conversível mais rápido do mundo a atingir impressionantes 453,91 km/h — a marca anterior era de "apenas" 427,44 km/h.

A façanha foi alcançada com o piloto oficial da Bugatti ao volante, Andy Wallace, e acompanhada de perto por Mate Rimac, CEO da Bugatti Rimac, um dos maiores entusiastas de carros superesportivos do mundo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Mistral, para quem não sabe, é o último modelo da luxuosa marca a ter sob o capô o poderoso motor W16 8.0 quadriturbo movido a gasolina, capaz de gerar 1.600 cv de potência e 163,1 kgf/m de torque. E ele tem feito valer a "honra" que lhe foi atribuída.

Recorde do Bugatti tem "pegadinha"

A celebração pelo recorde de velocidade do Bugatti Mistral é válida, mas, na verdade, há uma "pegadinha" na marca estabelecida pelo superesportivo francês. A aferição oficial dos emissários da empresa de certificação alemã é correta para estipular o carro conversível mais veloz do mundo, mas insuficiente para entrar no Guinness Book, o aclamado Livro dos Recordes.

Para cravar seu nome no Guinness, o Bugatti Mistral teria que ter realizado uma "ida" e uma "volta" na mesma reta do ATP. Dessa forma, a velocidade média seria calculada e, então, levada ao Livro dos Recordes, se fosse o caso.

Como andou somente em uma linha reta, o Mistral não se qualificou para desbancar o ainda recordista mundial de velocidade média: o SSC Tuatara. Ele estabeleceu o recorde em maio de 2022, ao cravar, nas condições exigidas, velocidade média de 474,8 km/h, com aceleração realizada em uma pista no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Assista ao vídeo abaixo e veja com seus próprios olhos do que esse "foguete sobre rodas" é capaz.