Carro híbrido da Hyundai quebra e espera 9 meses por bateria nova
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O custo da reposição da bateria de um carro híbrido é elevado, mas, às vezes, pode não ser o principal problema para o proprietário do veículo. Kari Kind, moradora do Condado de Osceola, na Flórida, que o diga.
Dona de um Hyundai Sonata Hybrid 2015, Kari Kind acabou virando assunto dos telejornais dos EUA após um problema na bateria do seu carro se transformar em uma verdadeira novela — pelo menos no tempo de duração.
Os problemas começaram em outubro de 2023 e terminaram somente nove meses depois, em julho de 2024. Em entrevista ao canal WKMG News, a proprietária do sedan sul-coreano revelou que o defeito na bateria do Sonata Hybrid chegou a assustá-la.
“Parecia uma máquina de pinball disparando. Estava batendo e as luzes estavam apagando e acendendo sem parar”, resumiu Kari, que recebeu uma estimativa de “até seis meses” de espera assim que levou o carro ao concessionário local — tempo que já era excessivo, e acabou se tornando ainda maior.
Hyundai justifica “gestação” da bateria
A Hyundai justificou a demora de nove meses — três além da previsão inicial — para resolver o defeito na bateria do Sonata Hybrid de forma protocolar. Segundo a fabricante, “houve atraso na obtenção de matérias-primas” de carros produzidos entre 2011 e 2015, mas a marca "trabalhou diretamente com os fornecedores para normalizar o fluxo”.
Antes de devolver o Hyundai Sonata Hybrid para a proprietária, porém, a Hyundai tentou colocar um ponto final no problema de uma forma diferente: com uma oferta para comprar o sedan, prontamente recusada por Kari Kind.