Carro híbrido chinês quebra recorde ao rodar 2,2 mil km sem "reabastecer"
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

A Roewe, fabricante chinesa que faz parte do Grupo SAIC, um dos mais poderosos do segmento automotivo da China, gravou seu nome no Guinness Book, o famoso Livro dos Recordes. Tudo graças ao Roewe D7 DMH, sedan híbrido lançado no mercado local em julho de 2023.
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O modelo rodou 2.208 quilômetros sem recarregar as baterias ou reabastecer o tanque e, com isso, se tornou o carro híbrido plug-in (PHEV) a percorrer a maior distância do mundo com uma única carga e apenas um tanque de combustível completo.
Segundo os dados oficiais do Guinness Book, o Roewe D7 DMH consumiu 2,49 litros de combustível a cada 100 quilômetros rodados. Isso significa que o sedan rodou o equivalente a 40,16 km/l, marca impressionante para um carro híbrido plug-in.
Embora os detalhes completos da rota percorrida pelo sedan híbrido para obter o recorde mundial não tenham sido divulgados, alguns dados chamaram a atenção. Segundo a mídia local, o Roewe D7 DMH rodou durante 4 dias, enfrentou temperaturas entre -8ºC e 30ºC e altitudes que variaram em até 1.600 metros.
Roewe D7 DMH: Motorização e baterias
O sedan híbrido plug-in de 4,89 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,51 m de altura e 2,81 m de entre-eixos tem seu powertrain formado por um motor 1.5 aspirado a gasolina e outro elétrico, instalado no eixo dianteiro.
Juntos, os propulsores entregam ao motorista 204 cavalos de potência e 33,6 kgf/m de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h, segundo a marca, é de 7,9 segundos, e o Roewe D7 DMH pode atingir velocidades de até 185 km/h.
A bateria, coração do recordista mundial de distância percorrida entre os carros PHEV, tem 21,4 kWh de capacidade. Ela dá ao motorista autonomia para rodar até 125 quilômetros no modo exclusivamente elétrico, e o alcance combinado oficial é de 1.400 km, segundo o ciclo chinês (CLTC).
O segredo para superar em mais de 800 km a autonomia oficial declarada, embora não revelado, pode estar na eficiência térmica (43%) e na alta taxa de compressão (16:1). Além disso, segundo a marca, o Roewe D7 DMH foi projetado para rodar “sob as condições mais econômicas de combustível” em até 85% do tempo, algo que, na prática, pelo visto deu um excelente resultado.