Publicidade

Carro-caranguejo: Prepare-se, pois você ainda vai ter um

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/Hyundai
Divulgação/Hyundai

Você sabe o que é um carro-caranguejo? Esse é o apelido dado aos novos modelos elétricos que trazem em suas especificações a capacidade de esterçar tanto as rodas dianteiras (como todo carro faz) quanto as traseiras.

Dessa forma, os carros conseguem entrar ou sair de vagas de estacionamento, mesmo nas mais apertadas, com enorme facilidade, pois fazem o movimento lateral e, assim, dispensam a necessidade de ficar acelerando, freando e virando o volante em uma interminável série de manobras.

Algumas marcas já adotaram o recurso e disponibilizam o modo que faz o carro andar como um caranguejo. Uma das primeiras foi a GMC, marca pertencente à General Motors, que equipou a gigantesca Hummer EV com o recurso. A Tesla também adotou o sistema com a polêmica Cybertruck, enquanto a BYD equipou o “tanque” U8 com as rodas esterçantes e abriu caminho entre as marcas generalistas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Recentemente, a Hyundai mostrou o Ioniq 5 (que está à venda no Brasil) utilizando o sistema, batizado pela marca de e-corner, com perfeição. Além da montadora sul-coreana, a chinesa LM Motors também viralizou, graças a um vídeo capturado por câmeras de segurança, que mostra um carro camuflado entrar sozinho na vaga, sem motorista, ao receber um “empurrãozinho” na porta.

“Manobra-caranguejo” é a nova moda

Se você está pensando (com razão) que comprar um carro-caranguejo custa caro e, por isso, ainda vai demorar para também conseguir entrar e sair de vagas apertadas apenas ao toque de um botão, não fique triste. A saída para os “meros mortais” existe, e se chama “manobra-caranguejo”.

Paulo Brisolla, especialista em tecnologia, postou em seu perfil no Instagram um vídeo que mostra um motorista tirando o carro de uma vaga apertadíssima de forma impressionante, apenas cravando o pé no acelerador, esterçando a roda dianteira completamente para a direita e utilizando o freio de mão.

Continua após a publicidade

A técnica, embora possa ser aplicada em carros mais simples, com embreagem e câmbio manual, exige um certo talento. E é por conta disso que a postagem já alcançou quase 1.400 curtidas na rede social. Confira e, depois, comente conosco se você também já conseguiu, ou já tentou fazer.