BYD lança caminhão no Japão e mostra que até sauna pode funcionar com ele
Por Danielle Cassita |

A BYD revelou oficialmente o T35, seu primeiro caminhão elétrico desenvolvido para o mercado japonês. Com lançamento previsto para 2026, o modelo promete marcar a estreia da montadora chinesa no setor de veículos comerciais da Terra do Sol Nascente.
- Quanto custaria uma Yamaha RD 350 LC hoje, com a inflação?
- Chevrolet joga no chão preços do Onix 2026 para enfrentar Volkswagen Polo Track
O T35 chega nas configurações de baú de alumínio e plataforma aberta, voltadas respectivamente para transporte urbano e pequenas operações logísticas. O motor elétrico, posicionado sobre o eixo traseiro, entrega 201 cv e 34,6 kgfm de torque, com tração traseira.
No ciclo WLTC, o conjunto oferece autonomia de 250 quilômetros por carga, suficiente para o uso diário em centros urbanos. Em seu interior, o caminhão conta com a bateria Blade, da BYD, junto do sistema de interação das baterias ao chassi.
Tecnologia, conforto e versatilidade
O caminhao vem equipado com sistemas de assistência à condução, como alerta de colisão frontal, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de saída de faixa. Outro diferencial é a função Vehicle-to-Load (V2L), que permite alimentar equipamentos externos com até 10 kW.
O recurso foi demonstrado em grande estilo: no evento de lançamento, a BYD chegou a usar o caminhão para energizar uma sauna móvel instalada na carroceria. E deu certo!
Para Liu Xueliang, presidente da BYD no Japão, a chegada do modelo por lá marca o compromisso da montadora com o mercado japonês. O T35 tem preço estimado em 8 milhões de ienes, algo próximo de R$ 275 mil na cotação atual.
Leia também:
- Novo Hyundai HB20 2027 é flagrado em testes no Brasil; veja o que muda
- Volkswagen derruba preços do Tiguan e SUV promete agitar o mercado
Vídeo: Peugeot 2008: conheça detalhes do SUV compacto
Fonte: CarNewsChina