Publicidade

BYD assume projeto para "destravar" acesso ao aeroporto de Congonhas; entenda

Por  |  • 

Compartilhe:
Força Aérea Brasileira
Força Aérea Brasileira

A linha 17-Ouro do monotrilho de São Paulo, que promete conectar o Aeroporto de Congonhas ao metrô da capital, deve estrear em março de 2026. É o que revelou na segunda-feira (4) Julio Castiglioni, presidente do metrô de São Paulo. A aguardada data vem junto da entrada da gigante BYD, que vai cuidar do fornecimento de trens da linha.  

Conhecida mundialmente pelos veículos elétricos, a BYD venceu a licitação para finalizar o projeto com investimento de R$ 5,8 bilhões. A fabricação dos trens já começou em Shenzhen, na China, por conta da BYD SkyRail. Atualmente, a BYD conta com duas unidades no pátio, sendo que uma foi entregue em 2024; outras duas estão no porto de Santos, e vão ser enviadas ao pátio Água Espraiada.

Agora, o projeto deve incluir o SkyRail automatizado, um monotrilho que tem condução autônoma. A principal aposta do governo paulista é que o DNA tecnológico da BYD no setor de transporte ajude a diminuir o risco de novos atrasos. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Monotrilho ao aeroporto de Congonhas

A Linha 17-Ouro é uma das obras mais problemáticas da mobilidade urbana paulistana. Originalmente planejada para a Copa do Mundo de 2014, a linha ainda não saiu do papel porque precisou enfrentar paralisações, disputas judiciais, mudanças de empresas e mudanças no contrato.

Quando estiver concluída, a Linha 17 deve ter 6,7 km de extensão, sendo ligada às linhas 9-Esmeralda e 5-Lilás, da CPTM e metrô, respectivamente. Sua operação vai ser conduzida pela ViaMobilidade, que também é responsável pelas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Se o projeto for finalizado dentro do novo cronograma, o primeiro trecho da linha deve começar a transportar passageiros no próximo ano, marcando a primeira conexão direta entre o metrô de São Paulo e o aeroporto de Congonhas.  

Leia também:

Vídeo: Aviões que são à prova de radar!

Continua após a publicidade