BYD ajuda gigante do futebol brasileiro a "jogar limpo"; entenda
Por Paulo Amaral |

A BYD não tem um time de futebol, tampouco equipes de basquete, vôlei ou qualquer outro esporte, mas resolveu entrar em campo e, por tabela, ajudar um dos gigantes do futebol brasileiro a jogar limpo. Não entendeu a sequência de trocadilhos? O CT Auto vai explicar.
- BYD dá "um Dolphin Mini" de desconto para desencalhar SUV esquecido
- Qual gasta mais: carro elétrico ou a combustão? Fizemos as contas
A montadora chinesa, líder em produção e vendas de veículos eletrificados, anunciou, nesta quinta-feira (14), uma parceria inédita com o Flamengo, um dos maiores times de futebol do país — e uma das referências nacionais quando se trata de esportes olímpicos.
O clube do Rio de Janeiro se tornou o primeiro do Brasil a contar com um ônibus 100% elétrico fabricado pela marca. O veículo, ao menos a princípio, não será utilizado por craques como Arrascaeta, Pedro e companhia, e sim por atletas das modalidades olímpicas do clube: Basquete, Ginástica Artística, Judô, Nado Artístico, Natação, Polo Aquático e Futebol Feminino.
"Essa parceria com o Flamengo simboliza muito mais do que a entrega de um ônibus elétrico: é a união da inovação da BYD com a força rubro-negra para crescermos juntos em sustentabilidade. Ao levar tecnologia de ponta BYD para o dia a dia de atletas de alto rendimento, mostramos que é possível oferecer conforto, segurança e eficiência sem abrir mão do compromisso com o meio ambiente", destacou Marcelo Schneider, Diretor de Veículos Comerciais e da Divisão Solar da BYD Brasil.
Como é o ônibus que a BYD cedeu ao Flamengo?
O ônibus elétrico que servirá às delegações de esportes olímpicos do Flamengo é do modelo BYD D9F. A marca explicou que o veículo foi especialmente desenvolvido para aplicação urbana, com carrocerias de até 13 metros de comprimento, no formato piso alto, e traz um chassi tubular de alta resistência à torção e flexão, que dispensa alongamento.
A marca chinesa elencou alguns dos diferenciais do modelo que, a partir de agora, ostentará as cores rubro-negras:
- Suspensão pneumática na dianteira e na traseira
- Freios a disco com ABS e sistema regenerativo para ampliar a autonomia
- Coluna de direção regulável
- Recarga rápida
- Baixo custo de manutenção
Marcus Vinícius, diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo, celebrou a conquista do time da Gávea e afirmou que o uso diário do ônibus elétrico da BYD fará, realmente, o clube "jogar mais limpo", já que a fabricante é especialista em energia limpa e isso "ajuda nas reduções de tempos de trajeto, de recursos, e também de poluição pelo Rio e Brasil".
Leia também:
- Conheça a lancha brasileira com duas cabines e "precinho" de Ferrari
- Lecar, marca do "Musk brasileiro", confirma carros que chegarão em 2026
Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini!